Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Na sua mensagem diária em vídeo, Volodymyr Zelensky agradeceu a Portugal pelo “apoio” ao povo e ao Estado ucraniano. A delegação da Assembleia da República, encabeçada por Augusto Santos Silva, encontrou-se esta terça-feira com os responsáveis de Kiev, para “um encontro muito produtivo”, de acordo com o Presidente ucraniano.

“O tópico da conversa foi bastante abrangente, mas o essencial é o que nos une: a segurança dos europeus, a estabilidade, e por isso o desenvolvimento e fortalecimento continuado da comunidade europeia e atlântica”, descreveu Zelensky, acrescentando que espera decisões dos parceiros europeus (incluindo Portugal) na cimeira da NATO em Vilnius, em julho.

A adesão da Ucrânia à NATO e à UE e o agradecimento a Portugal: a reunião “bastante útil” de Santos Silva com Zelensky

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente do parlamento português esteve em Kiev com o chefe de Estado ucraniano, com quem conversou sobre a adesão do país à União Europeia e o papel de Portugal na ligação aos países latino-americanos e africanos.

Em declarações à Lusa, por via telefónica, Augusto Santos Silva classificou a reunião com Volodymyr Zelensky como “bastante útil” e destacou o ponto “em que ficou mais claro o valor que Portugal acrescenta na gestão política e diplomática deste conflito”.

“Talvez o ponto mais importante da reunião tenha tido a ver com o papel que Portugal desempenha – e pode ainda desempenhar mais – no diálogo com os países do hemisfério sul, em particular com os países latino-americanos e africanos, com os quais nós temos laços muito próximos e aos quais temos transmitido a nossa posição sobre esta guerra da Rússia contra a Ucrânia”, afirmou.

O Presidente da Ucrânia revelou ter participado esta sexta-feira numa reunião com membros do governo sobre possíveis formas de fortalecer o regime de sanções à Rússia — “quer as nossas, quer a dos nossos parceiros”. Zelensky garantiu que a Ucrânia está atenta às movimentações do “Estado terrorista” e que, em conjunto com os aliados Ocidentais, continua a estudar maneiras de o frustrar. “Estamos a preparar um pacote de sanções largo. A decisão será tomada em breve”.

Zelensky garante negociações com aliados: “Estamos a preparar um pacote de sanções largo. A decisão será tomada em breve”