A indústria automóvel tem cada vez menos “paciência” para veículos que, por muito respeitáveis que sejam, perdem o seu fulgor comercial. A situação fica agora ainda mais difícil, uma vez que as marcas têm necessidade de substituir os seus modelos com motores de combustão, por outros 100% eléctricos, ao que parece mais de acordo com o gosto e as necessidades dos clientes da marca.

No caso do Dawn, o deslumbrante descapotável da Rolls-Royce e um dos modelos deste tipo que mais unidades comercializou, desde que apareceu no mercado em 2015, nem o relativo sucesso comercial o salvou. De recordar que o descapotável Dawn substituiu um outro convertible da Rolls que brilhou nos anos anteriores, o Phantom Drophead.

Depois do construtor inglês – que gosta de baptizar os seus cabrios como Drophead – ter decidido acabar com o coupé Wraith, modelo que partilha cerca de 80% dos elementos da carroçaria e chassi com o Dawn, substituindo-o pelo novo eléctrico Spectre, seria de esperar que o “machado” também liquidasse o Dawn. O que aconteceu agora.

A produção do Dawn terminou. O seu sucessor deverá ser eléctrico, baseado no Spectre

De momento o Dawn, o convertible de duas portas e quatro lugares, não tem substituto. Mas tendo em conta a proximidade com o Wraith, o mais provável é que também o Dawn ceda o seu lugar a uma espécie de Spectre descapotável. E se o Dawn sempre foi considerado pela Rolls como o cabrio mais silencioso do mundo – afirmação com que a Bentley certamente não concorda –, o próximo descapotável destas dimensões, caso passe a ser 100% eléctrico, não deverá ficar atrás em matéria de ruído de funcionamento.

As encomendas da Rolls-Royce para o Wraith e para o Dawn encerraram em Março de 2022, com a produção a continuar desde então, apenas para alimentar a carteira de clientes à espera do seu descapotável.

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