O jogo 1 da final da Liga de voleibol seria sempre decisivo. Ou melhor, não decidindo nada, daria a resposta ao que Fonte do Bastardo e Benfica conseguiriam fazer daí para a frente, sobretudo da parte dos encarnados. A perder por 2-0 e com o encontro aparentemente fechado, a formação açoriana conseguiu uma fantástica recuperação e chegou mesmo ao 3-2 final. Até pela forma como tinham caído nesse jogo na Praia da Vitória, as águias enfrentavam o maior desafio da época no jogo 2. Ganharam (na “negra”). E essa foi a chave para o encontro mais desequilibrado da final também no Estádio da Luz, com a vitória por 3-0 a deixar a equipa à beira da conquista do tetracampeonato que poderia chegar já esta quarta-feira à noite nos Açores.

Benfica vence Fonte Bastardo no Jogo 3 da final de voleibol e fica com dois match points para carimbar o tetra

“Fizemos um bom terceiro jogo na Luz, sentimos que estamos num bom momento e queremos manter-nos assim, perante um adversário que sabe que com uma derrota acaba já o Campeonato. Estamos preparados, sabendo que será um jogo difícil! Conseguimos vencer um Campeonato nos Açores mas é muito difícil jogar lá, devido à humidade, ao pavilhão e aos adeptos da casa. Tudo isso, para nós, é um desafio ainda maior”, apontava o técnico dos encarnados, Marcel Matz. “Existem várias condicionantes de jogar na ilha, são jogos muito equilibrados, duros, com duas grandes equipas que venceram troféus. Se tivermos a oportunidade de fechar o Campeonato, vamos tentar fazê-lo”, acrescentava o capitão Hugo Gaspar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora na final do playoff existisse essa vantagem do Benfica, o duelo entre ambos os conjuntos não podia estar mais equilibrado ao longo dos oito jogos realizados em 2022/23: os açorianos ganharam a Supertaça, dois encontros das fases iniciais do Campeonato e o jogo 1 da final, os encarnados venceram uma partida da fase inicial, a final da Taça de Portugal e os jogos 2 e 3 da final. Agora, a maior experiência dos lisboetas parecia que ia imperar, com a vitória nos dois primeiros sets por 25-23 e 25-21, mas o coração açoriano acabou por prevalecer à beira da derrota, virando o jogo por 25-22, 25-19 e 15-7 e forçando a “negra” que se realiza já no próximo sábado no Pavilhão da Luz e onde quem ganhar garante o título de campeão.