Um norte-americano de 79 anos foi espancado até à morte no México enquanto transportava roupa, comida e brinquedos que seriam doados a quem precisasse em Tijuana.

O caso aconteceu em meados de abril e o cadáver de Rudy foi encontrado no dia 19 desse mês. A família do septuagenário suspeitou que algo teria acontecido uma vez que Rudy Lazo não retornara a casa após a entrega de bens. Pouco tempo depois, as autoridades mexicanas notificaram a família e explicaram que o idoso tinha sido espancado até à morte. O agressor terá igualmente roubado a carrinha de Rudy, que ainda não foi encontrada.

À NBC Los Angeles, o filho e a filha de Rudy Lazo explicaram que o pai realizava frequentemente viagens de San Bernardino, na Califórnia, até Tijuana — uma viagem de cerca de 200 quilómetros — para entregar os bens doados. Rudy imigrou para os Estados Unidos da América na década de 1980. Natural de El Salvador, começou por trabalhar como motorista de pesados e estebeleceu-se em San Bernardino, no sul do Estado da Califórnia.

Ele foi sempre uma pessoa muito generosa, ajudava toda a gente”, disse o seu filho, Juan Carlos, à NBC Los Angeles.

O filho de Rudy viajou para o México para identificar o cadáver do pai, que acredita ter sido morto durante um assalto. “Ele não merecia isto”, disse Juan Carlos. “Na verdade, nenhum ser humano merece isto.” O filho do  septuagenário explicou ainda que o pai planeava construir um centro comunitário em Tijuana.

A morte de Rudy Lazo acontece meses depois de as autoridades norte-americanos alertarem os cidadãos para o perigo de viajar para o México, onde o número de mortes e sequestros aumentou, principalmente no Estado mexicano de Baja California, onde se localiza a cidade de Tijuana. “É muito perigoso lá”, explicou a filha de Rudy, Claudia Hernandez. “Tão perigoso, e ele provavelmente pensou que não teria problemas por ser um cidadão idoso.”

Era comum o idoso partilhar diversos vídeos relacionados com a entrega dos bens doados na rede social Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR