A cantora norte-america Tina Turner morreu esta quarta-feira aos 83 anos e pelas redes sociais multiplicam-se as homenagens e despedidas à “rainha do Rock’n’Roll”.

Morreu Tina Turner. Cantora norte-americana e diva do rock tinha 83 anos

A página oficial de Instagram da cantora, que ao longo da sua carreira venceu oito Grammys, já foi atualizada com uma mensagem de homenagem. “É com uma grande tristeza que anunciamos a morte de Tina Turner. Com a sua música e paixão sem limites pela vida, encantou milhões de fãs em todo o mundo e inspirou as estrelas de amanhã”, pode ler-se. “Hoje dizemos adeus a uma querida amiga que nos deixa todo o seu melhor trabalho: a música. Tina, vamos sentir muito a tua falta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De Bryan Adams a Mick Jagger, o mundo da música despede-se da rainha do Rock’n’Roll

O cantor Bryan Adams foi um dos primeiros a reagir às notícias da morte de Tina Turner. “Vou para sempre lembrar-me do tempo que passamos juntos em turné, no estúdio e como amigos. Obrigada por seres a inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo, por falares a tua verdade e nos dares o dom da tua voz”, escreveu na conta de Twitter. Partilhando uma fotografia dos dois juntos, o músico terminou a homenagem com a frase “It`s only love and that`s all”, numa referência à música que cantam juntos.

https://twitter.com/bryanadams/status/1661447422004822016

Pouco depois chegava um tributo de Mick Jagger, dos Rolling Stones, que se mostrou desolado com a perda da “maravilhosa amiga”, que descreveu como inspiradora, calorosa, engraçada e generosa. “Era realmente uma artista e cantora extremamente talentosa”, escreveu no Instagram, recordando a ajuda que recebeu da cantora durante a juventude.

Os britânicos Simply Red também estão entre os primeiros a deixar uma homenagem à cantora: “RIP Tina Turner, a mais gloriosa e bonita força da natureza”.

Outra estrela da música, Gloria Gaynor, lembrou que Tina Turner “abriu o caminho para tantas mulheres no rock, sejam negras ou brancas”. Para a cantora Ciara, “o céu ganhou um anjo”. “Obrigado pela inspiração que nos deu a todos nós”, frisou no Twitter.

Numa mensagem simples, o apresentador e jornalista britânico Piers Morgan escreveu “Simplesmente a melhor”, enquanto a filha de Martin Luther King, a ativista Bernice King, deixou um “boa noite, Rainha”.

A tristeza um pouco por todos os Estados Unidos foi partilhada também pela Casa Branca, que saudou um “ícone” da música, lamentando “uma perda imensa”. Até a NASA prestou homenagem à “lenda da música Tina Turner [que] brilhou no palco e no coração de milhões” de fãs.

Barack e Michelle Obama também não pouparam nos elogios. Lembraram uma figura “pura”, que nunca deixava de ser fiel a si própria. “Tina Turner era pura. Ela era poderosa. Era Imparável. E era assiduamente ela mesma — falava e cantava a verdade dela através da alegria e da dor; triunfo e tragédia. Hoje juntamo-nos aos fãs à volta do mundo para honrar a Rainha do Rock and Roll, e uma estrela cuja luz nunca vai desaparecer”, escreveram na rede social Instagram.

Beyoncé foi mais longe: a página de abertura do seu site oficial começa agora com uma fotografia que mostra as duas divas, em palco, viradas uma para a outra, depois da atuação na cerimónia dos Grammy. “Minha amada rainha. Amo-te infinitamente. Sinto-me tão grata por toda a inspiração e por teres aberto o caminho. És força e resiliência. És a epítome do poder e da paixão. Tivemos todos a sorte de ter testemunhado a tua bondade e espírito bonito, que vão permanecer ficar para sempre. Obrigada por tudo o que fizeste”, escreveu Beyoncé, numa nota publicada no seu site, acompanhada por uma imagem que mostra as duas artistas em palco de mãos dadas”, escreveu a cantora.

Oprah Winfrey lembra a história de amizade com Tina Turner: “Comecei por ser uma fã de Tina Turner, depois transformei-me numa groupie, que a seguia de espetáculo em espetáculo, à volta do país, e depois, eventualmente, tornamo-nos amigas. Ela é para sempre a nossa deusa do rock n’ roll que continha a magnitude de uma força interior que cresceu em toda a sua vida. Era um modelo, não só para mim, mas também para o mundo. Ela encorajou uma parte de mim que eu nem sabia que existia”, escreveu num longo post de Instagram, que reune várias imagens das duas amigas.

“Sinto-me grata pela sua coragem, por mostrar-nos que uma vitória se parece com usar [sapatos] Manolo com uma mini saia. Uma vez, ela partilhou comigo que quando chegasse a altura de abandonar a Terra, que ela não teria medo, mas sim entusiasmo e curiosidade. Porque era tinha aprendido a viver rodeada por ela e pelo seu amado marido, Erwin, e os seus amigos. Sou uma mulher melhor, um melhor ser humano, porque a sua vida tocou a minha. Ela era, de facto, simplesmente a melhor.”

Através do Twitter chegou também um tributo da Charity Women’s Aid, uma rede de organizações no Reino Unido que combate a violência doméstica e que contava com o apoio pessoal de Tina Turner. “Foi uma sobrevivente de violência doméstica que inspirou outras mulheres (…). Será sempre simplesmente a melhor”, pode ler-se na mensagem de condolências.

Magic Johnson, um dos melhores jogadores de basquetebol da história, sublinhou com emoção a perda da “lendária rainha do rock”.