A Presidente grega vai esta quarta-feira encarregar o presidente do Tribunal de Contas, Ioannis Sarmas, de formar um governo para organizar uma segunda eleição legislativa até ao final de junho.

“A Presidente Katerina Sakellaropoulou vai receber (…) Ioannis Sarmas para o encarregar de formar um governo e organizar eleições” ao abrigo da Constituição, disse a presidência num comunicado citado pela agência francesa AFP.

Líder do partido grego Syriza rejeita mandato para formar novo governo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na nova votação, o primeiro-ministro conservador, Kyriakos Mitsotakis, vai tentar obter uma maioria absoluta, depois ter ficado a cinco deputados de poder formar um governo sozinho nas eleições realizadas no domingo.

O seu partido, Nova Democracia (ND), venceu as legislativas com 40,8 por cento dos votos, contra 20% do Syriza, do antigo primeiro-ministro Alexis Tsipras, e 11,5% do Pasok-Kinal.

Apesar da dimensão da vitória, Mitsotakis, 55 anos, que está à frente da Grécia desde 2019, falhou por pouco a maioria absoluta, ao eleger 146 deputados, quando precisava de 151 para formar um governo sozinho. As próximas eleições serão realizadas sob um sistema eleitoral diferente, em que o partido vencedor receberá um bónus de até 50 lugares e, segundo os cálculos do ND, isso garantirá uma maioria absoluta.

Mitsotakis rejeita tentar formar Governo e devolve tarefa a Presidente grega

Ao ser indigitado para forma governo, na segunda-feira, Mitsotakis anunciou logo que nem iria tentar negociações com outros partidos e propôs 25 de junho como data para as novas eleições. Os partidos de esquerda também não negociaram qualquer coligação por a soma dos seus deputados não garantir uma maioria.