Dark Mode 78,2 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Syriza

Conversas à Quinta

Como a Grécia mudou para ficar no mesmo sítio

Que foi que mudou na paisagem política grega nos quatro anos de governo Syriza? Será que mudaram apenas os actores, mas persiste a velha bipolarização e as antigas linhagens políticas? Parece que sim.
António Costa

Sim, isto é mesmo como na Grécia

2273
Não é só em Portugal: também a Grécia festeja um resultado orçamental histórico. O método foi o mesmo: reduzir o Estado a controle, empregos, e favores para amigos, e cortar o resto sem piedade.
Bloco de Esquerda

O bloquismo, doença infantil da geringonça

1294
O PS acusou o PSD e o CDS de se terem rendido ao “radicalismo neo-liberal” da troika. Agora deixa o PSD e o CDS acusarem-no de estar submetido ao "radicalismo neo-comunista" do BE e do PCP.
António Costa

Oxalá fosses frio ou quente

663
Todos, quando teve de ser, cortaram salários e pensões; e todos, quando pôde ser, aumentaram salários e pensões. O que ninguém fez foi afrontar o Estado clientelar que é base do poder da oligarquia.
Grécia

Tsipras vai encerrar dezenas de canais privados

1106
O Governo grego vai avançar com uma reforma do panorama audiovisual com o objetivo de limitar a quatro os canais de televisão privados na Grécia. Oposição fala em "controlo" público do setor.
Orçamento do Estado

Eles não estão malucos

2728
António Costa segue a receita do Syriza: não consiste em reverter a austeridade, mas em encenar um confronto internacional em que os seus erros passem por patriotismo, e todas as críticas por traição.
Presidenciais 2016

O exaspero do consenso

190
Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.
Futuro da Grécia

Grécia: Governo propõe cortes até 30% nas pensões

2329
Governo grego enviou à troika a sua proposta para a reforma da segurança social, com cortes entre 15% e 30% nas novas pensões e aumentos na TSU a pagar pelas empresas e pelos trabalhadores.
Grécia

100 dias de Tsipras II, e austeridade a dobrar

Esta segunda-feira passam 100 dias do segundo governo de Alexis Tspiras, vividos entre as exigências do terceiro resgate financeiro e o programa "anti-austeridade" do partido de esquerda.
Governo

Viva Italia!

464
António Costa destruiu o sistema de expectativas que nos fazia dar sentido – um sentido real – ao acto de votar. A situação que se vive é uma situação de sem-sentido que só pode gerar o pior.
Grécia

Syriza tenta conter acusações de ameaças de morte

401
Ex-ministro do Syriza diz que foi ameaçado de morte, algo de que apresentou provas em tribunal, e acusa alguns membros do partido de ter ligações a terroristas que estão na prisão.
Futuro da Grécia

Grécia. Qual está a ser o preço da "aventura"?

1579
2015 era para ter sido o ano da retoma. Mas as "promessas vazias" do Syriza causaram "custos enormes" à economia, diz ao Observador Gikas Hardouvelis, último ministro das Finanças antes de Varoufakis.
Maioria de Esquerda

Porque é que eles não se preocupam

554
A oligarquia política não se preocupa com a maioria de esquerda porque acha que é Bruxelas quem manda, e que o governo de Portugal pode ser tratado como a câmara municipal de Lisboa.
Futuro da Grécia

Tsipras promete aplicar "rapidamente" acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, comprometeu-se a aplicar "rapidamente" o acordo com a troika para completar a primeira avaliação do programa e começar a discutir a redução da dívida.
Futuro da Grécia

Ministro de Tsipras culpa Israel pelo 11 setembro

166
Tsipras já formou o novo governo da Grécia, que mantém Euclid Tsakalotos como ministro das Finanças. Surpresa foi a nomeação para o governo de um deputado acusado de promover o anti-semitismo.
Comentário

Tsipras ganhou. Mas o que fará desta vitória?

O líder do Syriza ganhou em toda a linha, depois de mudar 180º. Mas só regressou à casa de partida. A grande questão vem agora: será ele capaz de cumprir o memorando? Análise Observador/TVI24.
Futuro da Grécia

Tsipras: entrada de migrantes com pouco apoio - como aconteceu

Esta segunda-feira, no dia da tomada de posse como primeiro-ministro, Tsipras considera que a UE tem de fazer mais pelos países por onde os migrantes entram na Europa. Siga em direto o "day after".
Legislativas 2015

Não deixa de ser Syriza quem quer

930
O PS pode não querer ser o Syriza, mas ninguém deixa de ser o Syriza só porque quer. Todos os caminhos de António Costa vão dar a Atenas.
Futuro da Grécia

Tsipras quer governo "estável que dê luta"

O ex-primeiro-ministro grego e líder do Syriza, Alexis Tsipras, manifestou-se otimista este domingo após ter votado numa assembleia de voto num bairro popular de Atenas.
Futuro da Grécia

Grécia: Dia de reflexão sobre um futuro incerto

A um dia da terceira chamada às urnas este ano, os gregos presenciam uma disputa renhida entre Alexis Tsipras e Vangelis Meimarakis pelos eleitores indecisos e abstencionistas.
Futuro da Grécia

Ministro do Syriza suspeito de beneficiar empresa

234
Alekos Flambouraris tem 50,01% das ações da construtora Diatmisi S.A, que o próprio fundou. Enquanto era ministro, a empresa ganhou um contrato público de 3,9 milhões. O escândalo pode custar votos.
Futuro da Grécia

Debate quente na Grécia, novo empate nas sondagens

Alexis Tsipras e Evangelos Meimarakis enfrentaram-se em debate intenso. Tsipras garante que não haverá coligação com partidos conservadores, mas as sondagens dão empate. Eleições são no domingo.
Futuro da Grécia

Grécia. Sondagens continuam a dar empate

A oito dias das eleições, o Syriza e a Nova Democracia continuam praticamente empatados nas sondagens. Apenas uma que dá uma vantagem de cinco pontos percentuais ao partido de Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Tsipras quer ganhar para "melhorar" o programa

Em plena campanha eleitoral e a cair nas sondagens, Alexis Tsipras diz que o Syriza é o partido certo para "continuar a batalhar" por "melhorias" no programa. Nova Democracia admite coligação.
Futuro da Grécia

Syriza e rivais lado a lado nas sondagens

O Syriza, de esquerda, e os rivais conservadores da Nova Democracia surgiram hoje praticamente empatados nas sondagens para as eleições legislativas, a 20 de setembro. Maioria absoluta improvável.
Futuro da Grécia

Sondagem na Grécia dá derrota ao Syriza

428
Nova Democracia leva 25,3% dos votos e Syriza 25%. É este o resultado de uma sondagem da GPO divulgada ontem em Atenas, a primeira que dá a vitória ao partido que estava no governo há um ano.
Eleições na Grécia

Tsipras quer maioria absoluta

A meta do Syriza para as eleições antecipadas na Grécia é conseguir "uma maioria absoluta" para governar nos próximos quatro anos, afirmou o ex-primeiro-ministro e líder do partido, Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Lafazanis, o ex-Syriza que promete abalar Tsipras

Foi ministro da Energia de Alexis Tsipras, saiu em desacordo e formou um novo partido. Este ex-comunista, muitas vezes inflexível e viciado no trabalho promete ser a "surpresa das eleições".
Futuro da Grécia

Tsipras em maus lençóis com nova fratura no Syriza

176
A sangria no Syriza continua e desta vez saíram mais 53 membros do comité central, que se vão juntar à ala mais radical que formou um novo partido. Grupo de Tsakalotos pode fazer a diferença.
Futuro da Grécia

Tsipras desafiado a fazer governo de unidade 

O líder dos conservadores gregos, Vangelis Meimarakis, acusou hoje Alexis Tsipras de ter provocado eleições desnecessárias e instou-o a aceitar o apelo para formar um governo de unidade nacional.
Futuro da Grécia

Tsipras quer purgar Syriza de tiques reacionários

281
Primeiro-ministro grego acusa dissidentes do Syriza de fugir à realidade e quer criar uma nova identidade para o Syriza.
Futuro da Grécia

Divisão confirmada: Ala radical abandona Syriza

475
A Plataforma de Esquerda decidiu avançar para a formação de um novo partido. 25 deputados saem do Syriza e formam o terceiro maior bloco no Parlamento grego.
Comentário

A questão: qual é o programa eleitoral do Syriza?

122
Percebe-se porque Alexis Tsipras quis convocar eleições - o Syriza partiu-se com o resgate e não podia ficar na mão da oposição para aplicar medidas. Mas nesta campanha, que programa levará a votos?
Futuro da Grécia

Grécia vai para eleições antecipadas

1782
Televisão estatal avança que o primeiro-ministro grego já decidiu e que faz o anúncio ainda hoje. Eleições devem acontecer a 20 de setembro.
Futuro da Grécia

Tsipras tenta afastar oposição do Parlamento

Alexis Tsipras quer colocar o Parlamento em modo verão, com apenas um terço dos deputados, para poder escolher os deputados do Syriza que ficam a aprovar medidas controversas que a troika exige.
Futuro da Grécia

Grécia à beira de eleições antecipadas

Um passo atrás para dar dois à frente. Tsipras vai convocar uma moção de confiança -- que deve perder -- para depois ter novas eleições. E aí as sondagens dão maioria absoluta ao Syriza.
Futuro da Grécia

O partido Syriza deverá partir-se hoje

Líder da oposição interna a Alexis Tsipras, e ex-ministro da Energia, quer formar um novo "movimento". Parlamento vota acordo enquanto Bruxelas se mostra preocupada com a sustentabilidade da dívida.
Futuro da Grécia

Grécia. Eleições antecipadas “prováveis no outono”

Depois da perda da maioria parlamentar pelo executivo de Alexis Tsipras, é provável que sejam realizadas eleições antecipadas na Grécia que devem acontecer no outono, revela uma porta-voz do Governo.
Futuro da Grécia

Tsipras confirma plano B, mas passa culpas

Alexis Tsipras confirma que deu ordem a Yanis Varoufakis para criar um "plano de emergência". Mas apenas para reagir aos planos que a Europa, essa sim, tinha para expulsar a Grécia do euro.
Futuro da Grécia

Syriza vota no domingo, internamente, o 3º resgate

A reunião do Comité Central do Syriza acabou com a convocação de uma votação interna no domingo e de um congresso extraordinário em setembro. Tsipras diz que "não há uma alternativa viável ao acordo".
Futuro da Grécia

Governo do Syriza sobreviverá a esta quinta-feira?

Reunião de emergência do Comité Central do Syriza esta quinta-feira poderá resultar na perda de apoio a Alexis Tsipras. Primeiro-ministro já reconheceu que não está ao seu alcance "forçar a união".
Futuro da Grécia

Syriza marca reunião de emergência para 5ª feira

Alexis Tsipras pressionado pela Plataforma de Esquerda a não aceitar acordo para o terceiro resgate e seguir caminho "alternativo". Alternativa é algo que o primeiro-ministro grego diz que não existe.
António Costa

Os enganados

2559
A esquerda nunca erra. Desilude-se. Nunca se engana. É enganada. Mesmo quando confrontada com os resultados mais catastróficos, o máximo que se lhes ouve é um desalentado "Foi um sonho que acabou mal"
Futuro da Grécia

Grécia e troika vão negociar, Syriza em convulsão

103
A troika e o Governo grego começam a negociar terceiro resgate na segunda-feira. Ministro de Estado ameaça 'limpar' Plataforma de Esquerda das listas em caso de eleições antecipadas.
Futuro da Grécia

Tsipras: "Ainda não ouvi nenhuma alternativa"

1101
Tsipras diz que as linhas do partido não podem chocar com o desejo dos gregos de permanecer na zona euro. O primeiro-ministro reuniu com o partido no dia antes da votação para passar o acordo.
Futuro da Grécia

Mãe de dirigente do Syriza levantou 200 mil euros

3399
A mãe de Nadia Valani, ex vice-ministra das Finanças, levantou 200 mil euros uma semana antes do encerramentos dos bancos gregos. Nadia começou por negar, mas depois assumiu o sucedido.
Futuro da Grécia

Foi a Albânia senhores, foi a Albânia

2205
Pouco a pouco a Grécia desapareceria das notícias, porque estas não confirmariam o que a esquerda tinha sonhado. E quando a esquerda não vê os sonhos confirmados faz de conta que nunca aconteceu nada.
Futuro da Grécia

Se fosse grego também me sentia humilhado. Mesmo.

975
É preciso ir contra a corrente e gritar: a melhor proposta para os gregos e para a Europa foi a que Schäuble levou ao Eurogrupo. Acabava com a farsa e as ilusões e não fazia da Grécia um protectorado.
Futuro da Grécia

Tsipras diz que vai governar "com ou sem maioria" - como aconteceu

120
Tsipras deve anunciar mudanças no governo antes de nova votação, dia 22. Esta noite já veio dizer que vai governar até que o acordo com os credores fique concluído. Os bancos reabrem segunda-feira.
Futuro da Grécia

O princípio do fim do euro como o conhecemos

873
A Grécia tem que ser reformada para sobreviver na zona euro. Mas o Syriza quis fazer o caminho ao contrário: mudar as regras da zona euro para manter o “greek way of life”. Não podia acabar bem.
Futuro da Grécia

Em busca de um acordo em que ninguém acreditará

Uma solução real para a Grécia teria de passar por um governo reformista e determinado no cumprimento do acordo. Ora, o Syriza não tem essa determinação, muito menos esse espírito reformista
Futuro da Grécia

Gostava de perceber Alexis Tsipras

885
Um génio ou um desastrado? Um reformista radical ou um revolucionário dissimulado? Um estadista ou um populista? Alexis Tsipras não é fácil de entender, o que não ajuda a ter confiança na sua palavra.
Futuro da Grécia

Eurogrupo. Tudo adiado para amanhã - como aconteceu

246
Ministros das Finanças da zona euro querem reformas já na segunda-feira. Schäuble terá proposto retirar Grécia da moeda única por cinco anos ou forçar reformas adicionais.
Futuro da Grécia

Enterrar a democracia em Atenas

620
O governo grego pode até fingir querer cumprir um programa de “austeridade” aceitável para os credores e os credores por sua vez podem fingir acreditar, mas nada ficará resolvido.
Futuro da Grécia

Yanis Varoufakis ausente de votação do Governo

393
Saiu do cargo há menos de uma semana e voltou ao parlamento na quinta-feira, mas não vai estar para votar no programa do seu ex-Governo. Varoufakis quer passar tempo com a filha que vive na Austrália.
Futuro da Grécia

Ponto por ponto: mais impostos, cortes nas pensões

1170
Proposta grega à troika já é conhecida, mas para sair de Atenas precisa primeiro de ser aprovada no parlamento. Conheça, por pontos, o que Atenas propõe em troca de 53,5 mil milhões de euros.
Futuro da Grécia

Os revolucionários na Grécia e o PS

754
No momento mais marcante da vida do Euro, um tempo da História em que não se pode errar, muitos membros da direção do PS estão com o governo mais revolucionário que algum dia existiu na União Europeia
Futuro da Grécia

Contra os entusiastas

203
Se há coisa que a situação grega mostrou com toda a evidência é que está na péssima natureza do pior poder sempre piorar. Por isso fico muito irritado com os entusiasmos que o “não” provocou.
Futuro da Grécia

A defesa da caridade por insuspeitos extremistas

967
Quando a Grécia estiver bem mais pobre pela ação do Syriza, dentro de um ano ou dois, já não necessitará de caridade europeia coisíssima nenhuma. Aí será um oásis de prosperidade socialista.
Futuro da Grécia

A única saída possível é sair

847
A permanência da Grécia no euro abriria um perigoso precedente com elevado risco moral. Isto é, provaria que o populismo e a quebra das regras de um projecto comum são ferramentas negociais eficazes.
Futuro da Grécia

Importam-se de ir fazer inferno para outro sítio?

6224
A Grécia ficou mais perto de sair mesmo do euro. Os radicais no Syriza têm agora mais força. E a acrimónia da campanha cortou as pontes entre Tsipras e os líderes europeus. Tudo será bem mais difícil.
Futuro da Grécia

Parabéns Tsipras, parabéns Le Pen

992
A vitória do Não no referendo é também de todos os inimigos da integração europeia e do Euro, que querem a deslegitimação das instituições europeias. Não foi só Tsipras quem ganhou, foi também Le Pen
Futuro da Grécia

Agora aturem-nos

11745
Por que hão-de países cujos cidadãos vivem pior que os gregos, pagam mais impostos que os gregos e se reformam mais tarde que os gregos ser "solidários" com os gregos? O voto foi dos gregos, não deles
Futuro da Grécia

Três avisos por causa da Grécia

307
Quase de certeza que o referendo grego, seja qual for o resultado, não será o fim da história da Grécia na zona do Euro. Nunca nada na Europa foi simples, e não é agora que vai começar a ser.
Grécia

Portas critica "radicalismo ideológico" grego

475
O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, destacou que Portugal "é completamente diferente" da Grécia e condenou “o radicalismo” que põe em jogo a vida das pessoas “por razões ideológicas"
Futuro da Grécia

O "Sim" e o "Não" vão às ruas da Grécia - como aconteceu

381
Os manifestantes encontram-se nas ruas da capital grega para expressarem o seu voto no referendo deste domingo. Tribunal Constitucional da Grécia já deu luz verde à consulta.
Futuro da Grécia

O país que precisa de ser salvo de si próprio

996
O que o Syriza conseguiu com a sua cegueira ideológica foi, tão só, matar qualquer hipótese de se chegar rapidamente a uma alternativa decente, equilibrada e exigente para o problema grego
Futuro da Grécia

Morra Sansão e todos os que aqui estão

586
Escolhi um título bíblico que ilustra o que o Syriza já fez na Grécia e quer continuar a fazer: «Morra Sansão e todos os que aqui estão», pois o matador não sobreviverá por muito tempo às suas vítimas
Futuro da Grécia

A culpa é dos políticos hiperativos

232
A culpa de a Europa se ter transformado neste espaço tenso em que se discutem resgates está com os políticos e a sua imaginação hiperativa, não com os economistas e menos ainda com os ‘contabilistas'
Futuro da Grécia

O grande embuste

3033
É verdade que os gregos votaram pelo fim da austeridade, mas o Syrisa – se ganhar o referendo – irá impor-lhes não só os mesmos ou piores rigores, mas ainda uma revolução que nunca lhe foi encomendada
Futuro da Grécia

O referendo e a fraude democrática

1623
O propósito do referendo é legitimar o Syriza. Seja pela ruptura com o Euro, seja pela cedência a um acordo, do qual Tsipras lavaria as mãos. Chamem-lhe estratégia, mas não é mais do que uma fraude
Futuro da Grécia

Domingo em Atenas: o que nos podia ter acontecido

5738
Ao vermos a aflição dos gregos é bom recordar que também Portugal podia ter caído naquele abismo. Bastava termos seguido os que pediram a mesma dureza, advogaram a resistência e insultaram os credores
Futuro da Grécia

Grécia: As imagens de uma crise

127
A Grécia pode sair da zona euro e a crise parece não ter fim à vista. Um referendo nacional foi marcado para o próximo dia 5 de julho e o mundo espera para ver. O que acontece a seguir?
Futuro da Grécia

Tsipras: o homem que não podia negociar

5398
Os credores esperavam que Tsipras negociasse condições. Atenas exigia-lhe que os arrasasse e, milagre da fé, que eles continuassem a cumprir o seu papel de credores financiando a Grécia.
Legislativas 2015

A vida difícil de António Costa

426
Fora dos ambientes protegidos e amigáveis da Câmara de Lisboa e da Quadratura do Círculo, António Costa enfrenta o maior desafio político da sua vida e o balanço para já é negativo.
Legislativas 2015

Lições gregas para os portugueses

1760
Seria uma irresponsabilidade eleger em Portugal um “Presidente Syriza”. 2015 não é 1985. Há 30 anos o PS impôs o seu candidato ao PCP. Agora é a extrema-esquerda que está a impor o seu candidato ao PS
Zona Euro

Como não conduzir uma negociação. O manual grego

1006
O pecado original do Syriza está nas promessas eleitorais cujo cumprimento depende, em grande parte, do acordo dos 18 parceiros do euro. Mas as eleições foram na Grécia e não em toda a Zona Euro.
União Europeia

A marcha da loucura

Confesso que quando leio ou ouço propósitos sobre a necessidade do “aprofundamento” (horrível expressão) da construção europeia, o que sinto é medo, medo das consequências péssimas que daí podem advir
Extrema Esquerda

Trotskistas-marxistas-maoístas Unidos

349
Talvez tenham falhado umas aulas de História e outras de Economia e não tenham reparado que os programas económicos dos extremos da esquerda e da direita tendem a ser parecidos. E não só na Grécia.
Serviço Nacional de Saúde

Postais de um lugar chamado mundo

384
Foi o drama da semana: milhares de portugueses estão acamados em casa. Em casa! À excepção de casos clinicamente graves e de quem não tem quem lhe preste cuidados, onde estariam essas pessoas? Não sei
Futuro da Grécia

Farto do choradinho dos gregos, take 2

4315
Há um equívoco na crise grega: a ideia de que o Syriza só quer acabar com a austeridade. Antes fosse assim. O seu radicalismo e "linhas vermelhas" têm muito mais a ver com o mito da "luta de classes".
Futuro da Grécia

Boa sorte, Grécia. A saída é por ali

1240
Mais do que salva dos credores, a Grécia precisa de ser salva dela própria, da forma como as instituições funcionam e os grupos de interesse a levaram à bancarrota. E talvez fique melhor fora do euro
Futuro da Grécia

Uma tragédia grega em dois actos

565
Os responsáveis gregos querem que se esqueça o passado pois eles vão fazer tudo igual de novo, com dinheiro europeu. Ou acham que os credores e os investidores são doidos ou estúpidos. Mas não são.
Futuro da Grécia

Um piquenique em Atenas

313
A Grécia, um país que conheço razoavelmente bem e no qual tenho pessoas que me são caras, vai ficar pior do que estava no fim de 2014. Por causa do Syriza, e com a completa indiferença do Syriza.
Futuro da Grécia

História da crise grega nas fotos de Varoufakis

1670
A fotografia de Varoufakis, sentado ontem no chão Parlamento grego, correu mundo e fez capas de jornais. A história destes cinco meses conta-se com outras (expressivas) fotos do polémico ministro.
Futuro da Grécia

Governo grego: Sem acordo, não há pagamento ao FMI - como aconteceu

287
Em direto: Alexis Tsipras desafia credores e diz-se pronto a assumir as responsabilidades de rejeitar um mau acordo. Jeroen Dijsselboem acusa Tsipras de mudar estratégia desde maio.
Futuro da Grécia

Autarcas gregos recusam dar dinheiro ao Governo

430
Além da frente internacional, com quem se debate para evitar o default, agora o Governo grego tem também de combater na frente interna, num braço de ferro com os autarcas.
Futuro da Grécia

Grécia: quando é que a história acaba?

228
O Syriza não tem um problema com a Europa, e a Europa não tem um problema com a Grécia. O problema do Syriza é com os gregos, e o problema da Europa é com o Euro.
Futuro da Grécia

Na Grécia, o pior ainda está para vir

827
Um partido que chegou ao poder prometendo o fim da “austeridade” e da “troika” apenas tornou um terceiro programa inevitável. Ou seja, mais austeridade e mais troika.
Turismo

A extrema esquerda não vai de férias

777
Confesso que desde segunda feira me esforço por me sentir acossada com os ‘magotes’ de turistas, mas infelizmente nenhum saxão arrogante se dignou a vir enegrecer a minha rotina quotidiana.
Futuro da Grécia

Nova representante da Grécia no FMI renunciou

Elena Panariti renunciou hoje ao cargo na sequência das críticas de membros do Syriza, que recordaram ter sido uma defensora das políticas de austeridade no Parlamento.
Futuro da Grécia

Ala radical do Syriza quer "rutura" com credores

299
Membros mais radicais do Syriza estão a gerar uma rebelião no partido e a pressionar Alexis Tsipras a não aceitar a "humilhação" que os credores querem impor ao país. Sobe o risco de queda do governo.
Filosofia

A grande regressão

A linguagem é sem dúvida um dos meios mais eficazes para nos fazer sair para fora da realidade e de fingir que ela não existe. A forma como o Syriza o está a fazer é deprimente.
Futuro da Grécia

Syriza dá luz verde a Tsipras para chegar a acordo

Primeiro-ministro conseguiu apoio dentro do partido para chegar a um acordo que não seja "humilhante", aumentando o otimismo quanto a um acordo nos próximos dias.
Futuro da Grécia

Governo grego obriga embaixadas a entregar fundos

804
Ordem foi emitida com data desta quinta-feira com o número da conta do Banco da Grécia. Se não puder ser feita transferência bancária, o dinheiro pode ser enviado por mala diplomática.
Parlamento Europeu

Os camaradas do Syriza no Parlamento Europeu

A ascensão do Syriza na Grécia e do Podemos em Espanha está a dar esperança e um novo élan a uma série de partidos e movimentos de esquerda radical e alternativa na UE.
Socialismo

A esquerda não é alternativa

Os historiadores irão olhar para a crise como a segunda morte das ideias socialistas. O socialismo marxista morreu em 1989 e o capitalismo de Estado, que tanto agradava aos socialistas, morreu em 2011
Juros da Dívida

Os mercados estão a perder o medo do Podemos

A menos de nove meses das eleições, um mercado de dívida "dormente" graças à ação do BCE está, contudo, a mostrar que o risco de um governo do Podemos já não preocupa como antes da vitória do Syriza.
Syriza

O estranho lugar onde Le Pen e Louçã se encontram

389
A notória convergência no discurso das direitas e das esquerdas radicais não é fruto do acaso, mas da emergência de uma nova ameaça às nossas democracias, a dos nacionalismos-populistas.
França

Podemos dispensar os partidos democráticos?

147
Talvez as democracias europeias não sejam imagináveis sem os seus antigos partidos conservadores liberais e sociais democratas, por menos estimáveis que eles nos pareçam agora.
Espanha

Podemos pagou 6.000€ para levar Tsipras a Madrid

785
A ida de Tsipras a Espanha, a um congresso do Podemos, custou ao partido espanhol perto de 6.000 euros, entre deslocação, alojamento e alimentação. Tsipras esteve lá dois dias e levou companhia.
Syriza

Syriza: Governo de Portugal está contra o povo português

1223
O coordenador político do Syriza e assessor do primeiro-ministro da Grécia, afirmou que o Governo de Portugal age contra o seu próprio povo quando rejeita as propostas do governo grego na Europa.
Economia

As lições dos bons alunos

295
O que é trágico para a Grécia, que votou no Syriza para bater o pé à Troika, é que está hoje muito mais dependente da própria Troika. O discurso contra a austeridade não fez muito para a combater.
Syriza

Hollande, Dilma, Syriza: que resta após a ilusão?

2069
É a tragédia da esquerda. Acreditou em Hollande, em Dilma, no Syriza, e agora choca com a realidade. Os “puros” também são impuros e também se rendem ao “neoliberalismo”. É tempo de grandes desilusões
Futuro da Grécia

Jornal do Syriza prefere saída do euro a 3ºresgate

115
Editorial do Left.gr, um jornal online controlado pelo Syriza, diz que o Eurogrupo está a tentar "esmagar" o Syriza para contrariar o avanço do Podemos em Espanha e do Sinn Fein na Irlanda.
Syriza

O piano de Varoufakis e as cozinhas de Milliband

470
O piano de Varoufakis no Paris Match não traduz apenas o piscar de olho do radicalismo ao jet set. Reflecte também o deslumbramento da burguesia pelas modas radicais.
Futuro da Grécia

50 dias de Syriza. Das promessas ao mundo real /premium

788
Meia centena de dias de Alexis Tsipras à frente do governo grego. Tempos turbulentos, sem fim à vista. Uma história contada (também) em imagens.
Futuro da Grécia

Varoufakis admite congelar promessas eleitorais

3649
Ministro das Finanças da Grécia diz em Itália que, a bem da "construção da confiança com os parceiros europeus", o seu governo poderá adiar promessas eleitorais.
Espanha

Afinal não Podemos

470
Os espanhóis não gostam da corrupção do PP e do PSOE, mas percebem certamente que a corrupção do regime de Chavez é bem pior. Ora, esse é o dinheiro que financia o Podemos.
Futuro da Grécia

Anarquistas ocuparam sede do Syriza em Atenas

191
Cerca de 50 anarquistas ocuparam no domingo a sede do Syriza, em Atenas, e penduraram faixas das janelas com mensagens de apoio às greves de fome dos reclusos nas prisões de máxima segurança do país.
PS

O momento em que António Costa desistiu de ser PM

778
A crise tornou impossível a prática habitual do PS: estar à esquerda na oposição e ao centro no governo. Essa estratégia só funciona quando há dinheiro suficiente para distribuir e calar os radicais.
Futuro da Grécia

Membro BCE.Tsipras não vai poder cumprir promessas

O governador do banco central belga defende que o governo do Syriza não vai poder cumprir o fim da austeridade que prometeu. E avisa que sair do euro seria "dez vezes pior" para os gregos.
Syriza

De Negri ao Syriza, ou o nihilismo de esquerda

O que propõem então Toni Negri e Cedillo? Uma “intervenção política dentro e contra a União Europeia”. “Dentro e contra”, sublinho. Não é uma boa descrição do que diz e faz o camarada Varoufakis?
Futuro da Grécia

Dentro do Syriza, há quem queira novas eleições

1105
Alexis Tsipras cedeu à pressão das instituições credoras da Grécia, o que fez subir a pressão dentro do partido. Responsável do Syriza diz que se plano atual seguir em frente, governo pode cair.
Futuro da Grécia

Como o líder do Eurogrupo forçou a mão à Grécia

376
Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, contou, em entrevista à Financial Times, pormenores sobre as negociações com a Grécia em Bruxelas e como teve de afastar Varoufakis das conversações.
Futuro da Grécia

O princípio do fim do Syriza?

384
Desconfio que no início do Verão haverá na Grécia eleições antecipadas ou Tsipras convocará um referendo sobre o “terceiro programa” como a última tentativa para salvar o seu governo.
PS

A “gaffe” de António Costa

446
É verdade, Portugal está muito diferente do que era em 2011, quando um primeiro-ministro em fuga desordenada para a frente, Sócrates, se viu obrigado pela bancarrota a chamar a «troika».
Futuro da Grécia

Acabou-se o “conto de crianças”

1232
O problema do Syrisa, e da dupla Tsipras/Varoufakis, é que a maioria dos que votaram neles não são revolucionários. Mais de 70% dos gregos pronunciaram-se repetidamente a favor da permanência no euro.
TAP

Bandeiras de papel

333
Não é por temer que a TAP venha a ser mal vendida que me oponho. É apenas pela simples razão de que preferia vê-la extinta, seguindo-se a criação de uma outra companhia, se possível no dia seguinte.
Futuro da Grécia

Do programa à lista Varoufakis. Até onde recuou Tsipras

115
Aprovado o plano Varoufakis, fica um guia para perceber o que convenceu os parceiros e as "instituições", mas também o que lhes deixou dúvidas. E o que está em stand-by do programa do Syriza.
Futuro da Grécia

Bruxelas: Grécia entregou lista de reformas a tempo

A Comissão Europeia confirmou hoje que já recebeu a lista final, depois de vários drafts e conversas com o governo grego.
Futuro da Grécia

A derrota do Syriza: não há revoluções grátis.

4782
Quem derrotou o Syriza não foi a pressão da Alemanha, foi o medo que o Syriza tem dos gregos, a quem mentiu e enganou para ganhar as eleições.
Futuro da Grécia

Syriza: As entradas de leão, e a saída de sendeiro

4634
A Grécia teve de ceder em quase tudo. De tal forma que pouco sobra das principais bandeiras eleitorais do Syriza. Porque a realidade é a realidade. E porque, ao negociar, a arrogância é má conselheira
Futuro da Grécia

A Grécia cedeu. A zona euro ganhou

950
O acordo alcançado não resolve, nem de perto nem de longe, a questão grega. Foi apenas um primeiro “round”, pois a extensão do programa grego limita-se a comprar tempo até ao final de Junho.
Futuro da Grécia

A jangada de pedra do Syriza

559
A encenação de negociações serviria só para culpar os alemães, aliás já devidamente demonizados por todas as dificuldades futuras, tal como a ditadura plebiscitária da Venezuela culpa os americanos.
Futuro da Grécia

Prokopis Pavlopoulos eleito Presidente da Grécia

O social-democrata e ex-ministro do Interior foi eleito, esta quarta-feira, como o novo Presidente grego. Pavlopoulos foi uma escolha de Tsipras para reconciliar o Syriza com a direita.
Futuro da Grécia

Juncker negoceia um empréstimo-ponte até ao verão

O presidente da Comissão Europeia diz estar a negociar um empréstimo-ponte com o presidente do Eurogrupo, mas diz que a Grécia "tem que respeitar acordos anteriores". Schauble insiste num programa.
Futuro da Grécia

O Syriza quer mesmo manter a Grécia no Euro?

930
Não devemos ser ingénuos para acreditar que este comportamento revela inexperiência ou irresponsabilidade. A falta de vontade para negociar resulta de uma estratégia política.
Futuro da Grécia

Farto do choradinho dos desgraçadinhos dos gregos

13302
Os problemas da Grécia não começam agora no Syriza nem acabarão com o Syriza. São problemas antigos, entranhados, que fazem do país um corpo cada vez mais estranho numa união monetária como o euro.
Mundo

Cartoon em jornal grego pinta Schäuble como Nazi

230
Governo alemão já veio condenar o desenho, que saiu num jornal esquerdista e no qual Wolfgang Schäuble surge a comparar os cidadãos gregos com os presos nos campos de concentração Nazi.
Futuro da Grécia

Louçã, o “manifesto dos simpáticos” e o Syriza

766
O grupo dos “simpáticos” passou estes quatro anos a negar a legitimidade política do governo eleito pela maioria dos portugueses e agora pede respeito pela legitimidade do governo eleito pelos gregos.
Futuro da Grécia

A expedição à Sicília

Teremos uma Venezuela dos Balcãs? O Oráculo de Delfos será substituído pelo Passarinho de Maduro? Ou uma Argentina, cujo exemplo Tsipras também aprecia? Ninguém sabe.
PS

Vitrine de apostas erradas de Costa. E do PS

388
Nunca vou conseguir pagar a dívida que tenho para com a esquerda nacional à conta da diversão que me proporcionou com tanta paixão pelo Syriza. Bastou não andas arredada da blogosfera e do twitter
Futuro da Grécia

Alemanha e Grécia extremam posições

563
Eurogrupo reune-se esta quarta-feira. Schäuble diz que não sairá acordo sobre um novo programa e que sem o atual "está tudo acabado". Varoufakis diz que está pronto para o confronto.
Futuro da Grécia

Grécia não precisa de resgate, mas de empréstimo

537
Primeiro-ministro grego acredita que vai conseguir acordo para financiamento temporário em 15 dias. Alexis Tsipras diz que não é possível pagar a dívida da Grécia agora, mas que quer pagá-la.
Espanha

Depois do Syriza, o Podemos e os Cidadãos

441
Ora era PP ora era PSOE. É assim a vida política desde os anos 80 em Espanha. Agora, os espanhóis preparam-se para trocar de protagonistas: entra o Podemos e os Cidadãos.
União Europeia

Idiossincrasias

133
Como não há revolução sem o culto das idiossincrasias dos revolucionários estamos agora na questão das gravatas. Ou mais precisamente do sem gravata. Em Portugal nos idos de 75 era o sem sono.
Grécia

"Grécia tem sido objeto de escárnio do Governo"

104
Jerónimo de Sousa criticou este sábado o Governo por fazer "escárnio" da Grécia. O secretário-geral do PCP defende a realização de uma conferência da dívida.
Futuro da Grécia

O país que queria ser arma de destruição maciça

122
Sem impacto assinalável nos outros países, Atenas não se constitui como a arma de destruição maciça da zona euro. Se não conseguir lançar o caos nos mercados o problema grego é apenas o problema grego
Extrema Esquerda

Os "progressistas": Syriza, Podemos, Bloco, et al.

108
O que está em curso é uma loucura civilizacional pensada, programada, estudada, publicada. No seu âmago está o sistema universitário, o Cavalo de Troia do Ocidente.
Futuro da Grécia

Tantos erros em dez dias

1341
Durante a primeira semana no poder, o governo grego condenou as suas promessas ao fracasso e matou o seu programa eleitoral. O que se seguiu foi uma “tournée” europeia entre o patético e o desastroso.
António Costa

Como é que o PS pode ser o PASOK

323
O PASOK não desapareceu na Grécia pelas razões que António Costa imagina, mas pelas razões contrárias. E o PS, se ainda não é o PASOK, pode sê-lo rapidamente: basta-lhe tentar ser o Syriza.
Futuro da Grécia

Como se liga o custo da dívida ao crescimento?

125
Costa Rica, Bulgária, Argentina e até mesmo a Grécia já usaram diferentes modelos de pagamento da dívida indexados ao crescimento, como agora quer a Grécia. Os detalhes vão fazer toda a diferença.
Futuro da Grécia

Varoufakis: Europa precisa de Alemanha hegemónica

448
"A Alemanha tem de efetuar uma mudança - do autoritarismo nervoso para um hegemónico e iluminado interesse próprio", defendeu em 2013 o atual ministro das Finanças grego.
Futuro da Grécia

Plano Varoufakis. Grécia está a "cair na realidade"

2389
Governo grego deixou cair uma proposta central do seu programa eleitoral, que passava por um corte direto da dívida. Os mercados gostaram. Varoufakis recusa que tenha havido um recuo.
Futuro da Grécia

Aí está o plano grego para renegociar a dívida

2180
Ministro das Finanças da Grécia deu os primeiros traços do plano do novo Governo para a renegociação da dívida grega. Perdão direto já não está em cima da mesa.
Futuro da Grécia

Alemanha é contra a dissolução da Troika na Grécia

175
A opção de pôr fim à troika está a ser discutida pela Comissão Europeia como moeda de troca com Alexis Tsipras. Alemanha opõe-se, mas pode fazer cedências e reformar o mecanismo.
Futuro da Grécia

Vital acusa PS de "oportunismo pouco recomendável"

2103
O ex-deputado acusou a esquerda e o PS de se estarem a aproveitar da vitória do Syriza nas eleições gregas. Um Governo que, aliás, vai levar a Grécia à "bancarrota e à saída do euro", acusa.
Futuro da Grécia

Tsipras, um inimigo da liberdade?

Muitos esperam que do Syriza nasça uma alternativa de política económica, mas aquilo que o Governo grego se propôs executar é bem diferente – a ruptura profunda com os alicerces do liberalismo europeu
Futuro da Grécia

O continente dos caminhos que se bifurcam

398
O governo grego tem um problema próprio, que não é o do crescimento, nem o da dívida, mas o de defender um tipo de sociedade que só é viável através da taxação das outras populações europeias.
Futuro da Grécia

Pero que las hay, hay!

As semanas que se seguem nos dirão o que a UE fará com as bombas-relógio lançadas pela Grécia. E podemos calcular a atenção com que os EUA acompanham a situação.
Eleições na Grécia

Arrogância e provocação

360
Do Syriza, convertido em bezerro de ouro da esquerda, a Europa ainda só recebeu, até agora, arrogância e provocação, uma estratégia estúpida cuja pretensa esperteza não escapa a ninguém.
António Costa

A implosão dos socialistas

714
Por ironia, a grande mudança que António Costa celebrou na passada semana está ser feita à custa do esfrangalhar dos partidos socialistas. Primeiro do PASOK. Depois, muito provavelmente, do PSOE.
Eleições na Grécia

A aliança do Syriza com a extrema-direita

A coligação entre o Syriza e os Independentes Gregos é a versão mais nova da aliança entre o “ódio nacionalista” e o “ódio de classe” contra o internacionalismo, o liberalismo e a economia de mercado.
Eleições na Grécia

O ministro Paulo Macedo e o Syriza

154
Que significa a "vontade democrática do eleitorado" num país que abdicou de muita da sua soberania? E como é que se vai conseguir crescer em sociedades envelhecidas e demasiado dependentes do Estado?
Eleições na Grécia

O socialismo europeu e o Syriza

224
O PS, tal como os partidos socialistas europeus, enfrenta uma escolha inevitável: ou está com o Syriza e a ruptura institucional ou se apresenta como alternativa política dentro do quadro estabelecido
Conversas à Quinta

Gama: Perdão da dívida grega é "impensável"

480
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros socialista não tem dúvidas de que a Grécia não vai conseguir vencer o braço-de-ferro com os parceiros europeus.
Eleições na Grécia

Uma nave de loucos no meio da tempestade perfeita

178
As sociedades que criam riqueza têm o que distribuir. As outras só distribuem pobreza. Podem ambicionar distribuir a riqueza que outros criam, mas depender dessa boa vontade alheia não é modo de vida.
Conversas à Quinta

Glamour do Syriza só vai durar umas semanas

222
Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto compreendem o sucesso da mensagem do Syriza, mas não dão muito tempo de vida à ilusão de que é possível ficar no euro e "não pagar". E explicam a aliança à direita.
Eleições na Grécia

O Syriza a caminho de Ítaca

101
Ironia do destino: se o novo governo grego pode anunciar medidas de redução da austeridade invocando a margem orçamental é porque ela existe e foi proporcionada pelo violento esforço do povo grego.
Eleições na Grécia

O caminho de Larissa

Não são só os gregos que acreditam no Pai Natal. Muita gente que presidiu à construção europeia também acreditou. A crença na omnipotência do pensamento (“Acabou a austeridade!”) é mal generalizado.
Eleições na Grécia

A verdadeira causa da vitória do Syriza

199
Foi o BCE e os líderes europeus quem elegeram o Syriza. Não apenas com a política de austeridade, mas também com a nova política de inflação. Estarão agora dispostos a pagar a factura grega?
A página está a demorar muito tempo.