434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Syriza

Extrema Esquerda

O fiasco do radicalismo burguês 

O radicalismo, que há pouco tempo prometia partilhar o mundo com o "populismo", está em crise. Isso, porém, pode deixá-lo mais perigoso, como se está a ver nas ruas americanas.
Conversas à Quinta

Como a Grécia mudou para ficar no mesmo sítio

Que foi que mudou na paisagem política grega nos quatro anos de governo Syriza? Será que mudaram apenas os actores, mas persiste a velha bipolarização e as antigas linhagens políticas? Parece que sim.
António Costa

Sim, isto é mesmo como na Grécia

Não é só em Portugal: também a Grécia festeja um resultado orçamental histórico. O método foi o mesmo: reduzir o Estado a controle, empregos, e favores para amigos, e cortar o resto sem piedade.
Bloco de Esquerda

O bloquismo, doença infantil da geringonça

O PS acusou o PSD e o CDS de se terem rendido ao “radicalismo neo-liberal” da troika. Agora deixa o PSD e o CDS acusarem-no de estar submetido ao "radicalismo neo-comunista" do BE e do PCP.
António Costa

Oxalá fosses frio ou quente

Todos, quando teve de ser, cortaram salários e pensões; e todos, quando pôde ser, aumentaram salários e pensões. O que ninguém fez foi afrontar o Estado clientelar que é base do poder da oligarquia.
Grécia

Tsipras vai encerrar dezenas de canais privados

O Governo grego vai avançar com uma reforma do panorama audiovisual com o objetivo de limitar a quatro os canais de televisão privados na Grécia. Oposição fala em "controlo" público do setor.
Orçamento do Estado

Eles não estão malucos

António Costa segue a receita do Syriza: não consiste em reverter a austeridade, mas em encenar um confronto internacional em que os seus erros passem por patriotismo, e todas as críticas por traição.
Presidenciais 2016

O exaspero do consenso

Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.
Futuro da Grécia

Grécia: Governo propõe cortes até 30% nas pensões

Governo grego enviou à troika a sua proposta para a reforma da segurança social, com cortes entre 15% e 30% nas novas pensões e aumentos na TSU a pagar pelas empresas e pelos trabalhadores.
Grécia

100 dias de Tsipras II, e austeridade a dobrar

Esta segunda-feira passam 100 dias do segundo governo de Alexis Tspiras, vividos entre as exigências do terceiro resgate financeiro e o programa "anti-austeridade" do partido de esquerda.
Governo

Viva Italia!

António Costa destruiu o sistema de expectativas que nos fazia dar sentido – um sentido real – ao acto de votar. A situação que se vive é uma situação de sem-sentido que só pode gerar o pior.
Grécia

Syriza tenta conter acusações de ameaças de morte

Ex-ministro do Syriza diz que foi ameaçado de morte, algo de que apresentou provas em tribunal, e acusa alguns membros do partido de ter ligações a terroristas que estão na prisão.
Futuro da Grécia

Grécia. Qual está a ser o preço da "aventura"?

2015 era para ter sido o ano da retoma. Mas as "promessas vazias" do Syriza causaram "custos enormes" à economia, diz ao Observador Gikas Hardouvelis, último ministro das Finanças antes de Varoufakis.
Maioria de Esquerda

Porque é que eles não se preocupam

A oligarquia política não se preocupa com a maioria de esquerda porque acha que é Bruxelas quem manda, e que o governo de Portugal pode ser tratado como a câmara municipal de Lisboa.
Futuro da Grécia

Tsipras promete aplicar "rapidamente" acordo

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, comprometeu-se a aplicar "rapidamente" o acordo com a troika para completar a primeira avaliação do programa e começar a discutir a redução da dívida.
Futuro da Grécia

Ministro de Tsipras culpa Israel pelo 11 setembro

Tsipras já formou o novo governo da Grécia, que mantém Euclid Tsakalotos como ministro das Finanças. Surpresa foi a nomeação para o governo de um deputado acusado de promover o anti-semitismo.
Comentário

Tsipras ganhou. Mas o que fará desta vitória?

O líder do Syriza ganhou em toda a linha, depois de mudar 180º. Mas só regressou à casa de partida. A grande questão vem agora: será ele capaz de cumprir o memorando? Análise Observador/TVI24.
Legislativas 2015

Não deixa de ser Syriza quem quer

O PS pode não querer ser o Syriza, mas ninguém deixa de ser o Syriza só porque quer. Todos os caminhos de António Costa vão dar a Atenas.
Futuro da Grécia

Tsipras quer governo "estável que dê luta"

O ex-primeiro-ministro grego e líder do Syriza, Alexis Tsipras, manifestou-se otimista este domingo após ter votado numa assembleia de voto num bairro popular de Atenas.
Futuro da Grécia

Grécia: Dia de reflexão sobre um futuro incerto

A um dia da terceira chamada às urnas este ano, os gregos presenciam uma disputa renhida entre Alexis Tsipras e Vangelis Meimarakis pelos eleitores indecisos e abstencionistas.
Futuro da Grécia

Ministro do Syriza suspeito de beneficiar empresa

Alekos Flambouraris tem 50,01% das ações da construtora Diatmisi S.A, que o próprio fundou. Enquanto era ministro, a empresa ganhou um contrato público de 3,9 milhões. O escândalo pode custar votos.
Futuro da Grécia

Debate quente na Grécia, novo empate nas sondagens

Alexis Tsipras e Evangelos Meimarakis enfrentaram-se em debate intenso. Tsipras garante que não haverá coligação com partidos conservadores, mas as sondagens dão empate. Eleições são no domingo.
Futuro da Grécia

Grécia. Sondagens continuam a dar empate

A oito dias das eleições, o Syriza e a Nova Democracia continuam praticamente empatados nas sondagens. Apenas uma que dá uma vantagem de cinco pontos percentuais ao partido de Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Tsipras quer ganhar para "melhorar" o programa

Em plena campanha eleitoral e a cair nas sondagens, Alexis Tsipras diz que o Syriza é o partido certo para "continuar a batalhar" por "melhorias" no programa. Nova Democracia admite coligação.
Futuro da Grécia

Syriza e rivais lado a lado nas sondagens

O Syriza, de esquerda, e os rivais conservadores da Nova Democracia surgiram hoje praticamente empatados nas sondagens para as eleições legislativas, a 20 de setembro. Maioria absoluta improvável.
Futuro da Grécia

Sondagem na Grécia dá derrota ao Syriza

Nova Democracia leva 25,3% dos votos e Syriza 25%. É este o resultado de uma sondagem da GPO divulgada ontem em Atenas, a primeira que dá a vitória ao partido que estava no governo há um ano.
Eleições na Grécia

Tsipras quer maioria absoluta

A meta do Syriza para as eleições antecipadas na Grécia é conseguir "uma maioria absoluta" para governar nos próximos quatro anos, afirmou o ex-primeiro-ministro e líder do partido, Alexis Tsipras.
Futuro da Grécia

Lafazanis, o ex-Syriza que promete abalar Tsipras

Foi ministro da Energia de Alexis Tsipras, saiu em desacordo e formou um novo partido. Este ex-comunista, muitas vezes inflexível e viciado no trabalho promete ser a "surpresa das eleições".
Futuro da Grécia

Tsipras em maus lençóis com nova fratura no Syriza

A sangria no Syriza continua e desta vez saíram mais 53 membros do comité central, que se vão juntar à ala mais radical que formou um novo partido. Grupo de Tsakalotos pode fazer a diferença.
Futuro da Grécia

Tsipras desafiado a fazer governo de unidade 

O líder dos conservadores gregos, Vangelis Meimarakis, acusou hoje Alexis Tsipras de ter provocado eleições desnecessárias e instou-o a aceitar o apelo para formar um governo de unidade nacional.
Futuro da Grécia

Tsipras quer purgar Syriza de tiques reacionários

Primeiro-ministro grego acusa dissidentes do Syriza de fugir à realidade e quer criar uma nova identidade para o Syriza.
Futuro da Grécia

Divisão confirmada: Ala radical abandona Syriza

A Plataforma de Esquerda decidiu avançar para a formação de um novo partido. 25 deputados saem do Syriza e formam o terceiro maior bloco no Parlamento grego.
Comentário

A questão: qual é o programa eleitoral do Syriza?

Percebe-se porque Alexis Tsipras quis convocar eleições - o Syriza partiu-se com o resgate e não podia ficar na mão da oposição para aplicar medidas. Mas nesta campanha, que programa levará a votos?
Futuro da Grécia

Grécia vai para eleições antecipadas

Televisão estatal avança que o primeiro-ministro grego já decidiu e que faz o anúncio ainda hoje. Eleições devem acontecer a 20 de setembro.
Futuro da Grécia

Tsipras tenta afastar oposição do Parlamento

Alexis Tsipras quer colocar o Parlamento em modo verão, com apenas um terço dos deputados, para poder escolher os deputados do Syriza que ficam a aprovar medidas controversas que a troika exige.
Futuro da Grécia

Grécia à beira de eleições antecipadas

Um passo atrás para dar dois à frente. Tsipras vai convocar uma moção de confiança -- que deve perder -- para depois ter novas eleições. E aí as sondagens dão maioria absoluta ao Syriza.
Futuro da Grécia

O partido Syriza deverá partir-se hoje

Líder da oposição interna a Alexis Tsipras, e ex-ministro da Energia, quer formar um novo "movimento". Parlamento vota acordo enquanto Bruxelas se mostra preocupada com a sustentabilidade da dívida.
Futuro da Grécia

Grécia. Eleições antecipadas “prováveis no outono”

Depois da perda da maioria parlamentar pelo executivo de Alexis Tsipras, é provável que sejam realizadas eleições antecipadas na Grécia que devem acontecer no outono, revela uma porta-voz do Governo.
Futuro da Grécia

Tsipras confirma plano B, mas passa culpas

Alexis Tsipras confirma que deu ordem a Yanis Varoufakis para criar um "plano de emergência". Mas apenas para reagir aos planos que a Europa, essa sim, tinha para expulsar a Grécia do euro.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.