A Calvin Klein está a ser alvo de uma nova polémica depois de ter contratado um modelo transgénero para um anúncio de um soutien desportivo. O homem, com barba, surge com a peça de roupa interior feminina vestida.

Bappie Kortram, um modelo transgénero dos Países Baixos, foi convidado para fazer parte da campanha de 2022 que celebrava o mês do orgulho LGBTQIA+. Destacando o slogan “This is Love” (“Isto é amor”, em português), o homem foi fotografado, juntamente com a namorada, a utilizar vários conjuntos da marca norte-americana.

Apesar de a campanha ter sido lançada no ano passado, as imagens do casal ganharam destaque esta terça-feira depois de terem sido publicadas por Anastasia Maria Loupis, uma médica que costuma partilhar nas redes sociais a sua opinião polémica sobre a transexualidade. “A Calvin Klein quer ir à falência”, escreveu na publicação.

Nas redes sociais, as reações dividiram-se com a maioria a considerar o anúncio feio e pouco atrativo. “Ao quererem agradar a uma pequena minoria, estão a alienar uma grande maioria”, comentou um utilizador do Twitter na publicação de Anastasia.

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Alguns utilizadores mostraram-se ainda confusos com o facto de Kortram ter barba e estar a usar um soutien: “Se ele está a tentar ser mais feminino, porquê manter a barba? Ou será que as mulheres trans têm barba? Será que ele é apenas gay e está a usar um soutien porque tem excesso de peso e acha que é giro?”

Em maio de 2022, Kortram agradeceu na sua conta de Instagram o convite da Calvin Klein, destacando a importância de os “corpos trans masculinos” serem celebrados: “A masculinidade não significa que não se possa desfrutar dos itens femininos”, escreveu.

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O modelo, que realizou uma mastectomia um mês depois da sessão fotográfica, destacou, citado no The Telegraph, que “há homens trans que não querem a cirurgia, não têm acesso a ela ou é -lhes simplesmente negada. Os seus corpos também contam e merecem ser vistos em marcas, produtos e anúncios que validem a sua vida”.

“Para aqueles que responderam com nojo, eu diria que só uma pessoa que se ama a si própria seria capaz de celebrar outras formas de beleza”, afirmou.

Não é a primeira vez que a Calvin Klein contrata um homem transgénero para fazer parte de um anúncio. No ano passado, Roberto Bete, ex-concorrente de um reality show do Brasil, protagonizou uma campanha do Dia da Mãe. A polémica surgiu uma vez que Bete estava grávido.