Uma estátua de homenagem a Eduardo Lourenço vai ser inaugurada esta terça-feira, pelas 19h, no Jardim Gonçalo Ribeiro Telles, na Praça de Espanha, em Lisboa. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pretende assinalar os 100 anos do nascimento do autor e pensador.

Em comunicado, a CML indicou que a peça em bronze, da autora do artista Leonel Moura, trata-se de uma representação de corpo inteiro de Lourenço. Na escolha do local está relacionada com “a relação que Eduardo Lourenço teve com a Fundação Calouste Gulbenkian, instituição com que manteve ao longo de muitos anos colaboração e de que foi administrador não-executivo entre 2002 e 2012”.

A inauguração da estátua no jardim recentemente construído na Praça de Espanha, que contará com a presença do presidente da CML, Carlos Moedas, é uma das várias iniciativas que ao longo deste ano pretendem assinalar o centenário de Lourenço, nascido em São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, a 23 de maio de 1923. O ensaísta morreu a 1 de dezembro de 2020, aos 97 anos.

Comemorações do centenário de Eduardo Lourenço começam terça-feira na Guarda

As comemorações arrancaram precisamente a 23 de maio, em Almeida e na Guarda, e vão prolongar-se durante um ano. O programa é coordenado pela Câmara Municipal da Guarda e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

Professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta e interventor cívico, Eduardo Lourenço é dos pensadores mais importantes da cultura moderna em Portugal. “Considerado um dos mais prestigiados intelectuais europeus e uma das mais emblemáticas figuras do século XX português, deixou uma obra de vulto e um legado que o perpetuam na história do país, particularmente ao nível cultural”, destacou a CML.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR