Liderar o ranking dos veículos mais vendidos em todo o mundo implica produzir modelos que sejam comercializados na esmagadora maioria dos mercados ou que liderem as vendas com grande vantagem nas regiões que mais consomem propostas de quatro rodas. Nos últimos anos, o domínio alternou entre o Toyota Corolla, o VW Golf ou a Ford F-150, mas no início de 2023 surgiu um novo líder e logo um por que ninguém esperava: o eléctrico Model Y.

Elon Musk, o CEO da Tesla, já tinha avisado que o Model Y seria o “modelo mais vendido globalmente em 2023”, mas esta afirmação foi vista como mais uma promessa de difícil materialização. Porém, os dados da JATO referentes ao 1.º trimestre de 2023 provam que o homem à frente da Tesla tinha razão, com as vendas a aumentarem a um ritmo ainda mais evidente desde que reduziu os preços dos seus dois modelos mais acessíveis, trocando margens de lucro por volume.

Vendas na Europa. Model Y lidera nos modelos e VW nas marcas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De Janeiro a Março deste ano, a Tesla vendeu 267 mil unidades do Model Y, o que representa um incremento de 69% face ao período homólogo do ano anterior. Isto relegou o Toyota Corolla para a segunda posição, com 256.400 unidades, seguido da pick-up Hilux (214.700), do RAV4 (211.000) e do Camry (166.200).

Apesar desta excelente exibição enquanto marca, a Toyota tem alguns motivos para estar preocupada, uma vez que a vitória do Model Y deveu-se não só à maior procura por este modelo da Tesla, mas também à redução da procura por modelos do fabricante nipónico, que viu as vendas do Corolla descerem na China 29%, enquanto o Model Y subia, o mesmo acontecendo nos EUA, onde o Y cresceu 68% e o Corolla caiu 10%. Também na Europa, o Y foi o modelo mais vendido no início de 2023, ao passo que o Corolla nunca entrou para o top 10. Resta ver como se comporta o mercado nos restantes nove meses de 2023.