Já abriram as reservas para o primeiro Citroën a ser proposto com tecnologia híbrida a 48V, alternativa que a Stellantis tem vindo a introduzir nas diferentes marcas do grupo e que se destaca por oferecer a capacidade de circular 50% do tempo em cidade em modo zero emissões, o que beneficia o ambiente e o consumo, o qual pode baixar até 15% comparativamente a modelo igual equipado com a mesma mecânica a gasolina, mas sem o apoio da electrificação. A estreia desta tecnologia mild hybrid na marca do double chevron faz-se com o C5 Aircross Hybrid 136, cuja chegada ao mercado ocorrerá no próximo semestre.
Com preços desde 39.380€, este C5 Aircross é igual a todos os outros, excepção feita para a mecânica, que recorre a um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração a funcionar de acordo com o ciclo Miller, propositadamente “mexido” (40% dos componentes são novos) para uma melhor eficiência térmica. Esse tricilíndrico está acoplado a uma nova caixa electrificada de dupla embraiagem com seis velocidades, sem variações de binário e com passagens de caixa mais curtas. O conjunto completa-se com um motor eléctrico síncrono de ímanes permanentes, a debitar no máximo 21 kW (28 cv) e um binário de 55 Nm. É esta unidade que assegura as deslocações em modo eléctrico sempre que a velocidade baixa ou não é preciso muito torque, apoiando ainda o motor a gasolina no arranque. O “coração” do sistema híbrido encontra-se sob o banco da frente esquerdo: uma bateria de iões de lítio de 48V com uma capacidade útil muito pequena, de apenas 432 Wh, alimenta o motor eléctrico e este, por sua vez, recarrega o acumulador nas travagens e desacelerações.
Esta combinação, segundo a Citroën, além de melhorar o conforto a bordo e o prazer de condução, descomplica a utilização, pois a alternância gasolina/EV é gerida automaticamente, o mesmo acontecendo com a regeneração de energia. Assim, é possível circular uma boa parte do tempo em modo eléctrico na cidade, sem necessidade de parar para recarregar a bateria, com a vantagem desta ser bastante mais leve que a de um híbrido plug-in, ou até mesmo de um “full hybrid”. Em termos práticos, o C5 Aircross Hybrid 136 estará disponível por um preço cerca de 2300€ mais baixo que o de uma versão a gasóleo com motor equivalente e emite quase 12% menos CO2 do que esta última.