Enquanto AMG, para a Mercedes, significa carácter desportivo levado ao limite, Maybach é sinónimo do expoente máximo de luxo e exclusividade, dois atributos que se voltam a cruzar agora numa edição especial denominada Night Series. Esta versão que, segundo a Mercedes, inaugura “uma nova era de design”, está repleta de elementos estilísticos diferenciadores, mas um deles pode surpreender alguns. Referimo-nos àquilo que a própria marca descreve como “a decoração interior em forma de espinha de peixe”.

Procurámos essa nota distintiva nas fotografias que acompanham a apresentação da Night Series e, pelo que nos é dado a ver, somos levados a crer que o cardume ficou preso no revestimento dos bancos… Certo mesmo é que esta edição especial vai estar disponível em três modelos, a começar pelo Mercedes-Maybach Classe S, que deverá ser o primeiro a chegar ao nosso mercado. Ao que apurámos, a data ainda não está fechada, mas “seguramente” ocorrerá no segundo semestre. Depois disso, logo no início de 2024, será a vez de introduzir o Mercedes-Maybach GLS Night Series e posteriormente, algures por volta de Abril do próximo ano, é lançado o EQS SUV nesta versão dominada por elementos em cromado escurecido, detalhes em rosa gold e jantes específicas com o padrão Maybach em tom escuro brilhante. Sem esquecer, lá dentro, um mar de inspiração “em forma de espinha de peixe”.

O EQS SUV será o primeiro eléctrico com a chancela da Maybach, fornecendo 484 kW/555 cv de potência e 950 Nm de binário, passados às quatro rodas através do sistema de tracção integral 4Matic. Provisoriamente, estima-se que a autonomia poderá atingir os 600 km com uma carga completa. Na edição Night Series, vai destacar-se por detalhes tipicamente Maybach, dos faróis à grelha frontal, passando pelas inserções da entrada de ar no pára-choques dianteiro. Por fora, sobressaem ainda o rebordo preto dos vidros laterais, os estribos também pretos e o spoiler traseiro do tejadilho. Quanto às espinhas, há que atentar na sustentabilidade a bordo, que não se esgota na alcatifa Econyl. “Todos os elementos de revestimento em pele aplicados são curtidos a vegetal na combinação de cores branco cristal ou preto e preto pearl, com pesponto contrastante em cinzento basalt escuro. O revestimento é composto por poros abertos em espinha de peixe com inserções em alumínio”, explica o construtor.

9 fotos

Semelhante raciocínio preside ao outro SUV que será comercializado na Night Series. Para o GLS, a Mercedes-Maybach continua a apostar nos detalhes ora em cromado escurecido, ora em rosa-dourado, que se conjugam com a pintura da carroçaria a preto, branco ou bitom (preto/prata). A bordo, há igualmente duas opções de cor para o interior e “aquele” elemento-chave: “a decoração de extremo bom gosto em espinha de peixe”.

Aparentemente, o Classe S Night Series poderá ter escapado à faina, pois a descrição do habitáculo não faz qualquer menção a espinhas nem à forma destas. O ambiente interior será dominado pela pele a duas cores, enquanto o exterior pode variar entre várias pinturas em tons de cinzento, preto e branco, ou numa carroçaria que combina preto e prata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR