Morreu esta quinta-feira Christopher Beck, ex-vice-presidente do Millennium BCP, aos 77 anos, confirmou o Observador.

Em 2014 foi o único absolvido num processo que visou Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal e António Rodrigues, por crimes de manipulação de mercado e falsificação de documentos. Os outros três foram condenados por manipulação de mercado.

“Foi feita justiça”, afirmou, na altura. Christopher de Beck considerou que só foi envolvido no processo porque, na altura dos acontecimentos, era vice-presidente do banco, e garantiu que não sabia nada sobre a utilização das contas offshore para comprar ações do banco.

Este gestor teve vários cargos no Millennium BCP em Portugal e nas diferentes unidades do banco noutros países, como Polónia e Grécia.

Foi vice-presidente do conselho de administração do Millenium BCP Investimento, vogal da administração do Millenium BCP – Prestação de serviços ACE e foi, também, vice-presidente do conselho de administração da Fundação Millenium BCP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa mensagem aos trabalhadores, a informar do falecimento, Miguel Maya, presidente da instituição, fala de Beck como uma “pessoa que teve um contributo da maior relevância para a construção e desenvolvimento do Banco Comercial Português.
De entre os muitos contributos relevantes nas múltiplas áreas do banco que coordenou, destacaria especialmente, pelo facto do seu trabalho se fazer sentir ainda hoje de uma forma indelével na cultura do BCP, ter sido pioneiro na intensa integração de tecnologia nos modelos e processos de negócio, com vista a alargar a oferta e a simplificar as interações dos clientes com o banco”.

Miguel Maya, que trabalhou com ex-vice-presidente, realça que Beck lia a evolução das tendências, dando importância à inovação, e à “capacidade de provocar, ouvir e potenciar as equipas e a determinação que incutia na implementação dos planos de ação”.

A nível pessoal, o atual presidente salienta “a densidade humana, a sua vasta cultura, a profundidade das suas reflexões e a atenção que sempre dispensava aos que se relacionavam com ele”.

(Notícia atualizada às 18h00 com a mensagem de Miguel Maya)