Dois comboios chocaram esta sexta-feira no estado de Odisha, na Índia, num acidente que já provocou pelo menos 261 mortos. O responsável dos bombeiros do estado de Odisha, Sudhanshu Sarang, chegou a falar em 280 mortos, mas em novo balanço, noticiado pela BBC, o números estão, neste momento, em 261 vítimas mortais. Segundo números avançados pelo secretário de estado, Pradeep Jena, e citados pela Reuters, há registo de mais de 900 feridos. O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou as condolências à sua homóloga indiana.

Acredita-se que várias carruagens de um comboio de passageiros do Coromandel Express descarrilaram por volta das 19h00 locais, caindo para a linha adjacente e acabando por ser atingidas à passagem de um comboio da Howrah Superfast Express. Este é um dos maiores acidentes de comboio em mais de uma década.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No local do acidente já passaram mais de 200 ambulâncias para transportar os feridos para os hospitais. A população local não ficou indiferente e à porta do hospital de Odisha centenas de jovens juntaram-se durante a tarde para doar sangue, reportou a Reuters.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, já manifestou a sua angústia perante o acidente, garantindo que as operações de socorro e resgate estão em andamento e que “toda a assistência possível” está a ser prestada no local.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgou que já enviou à sua homóloga indiana, Droupadi Murmu, “uma mensagem de sentidas condolências e solidariedade pelas trágicas consequências provocadas pelo acidente ferroviário ocorrido no Estado de Odisha, que vitimou dezenas de pessoas e causou inúmeros feridos.”

O primeiro-ministro, António Costa, também já expressou as suas “mais sentidas condolências às famílias dos que morreram no acidente ferroviário em Odisha” ao seu homólogo indiano, Narendra Modi. “Os nossos pensamentos estão convosco neste momento de dor”, disse Costa na sua página no Twitter.