Seis distritos do continente vão estar esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes forte e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento e trovoada, segundo o IPMA.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12h e as 21h desta segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelo e laranja para sete ilhas dos Açores, devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento, a partir desta segunda-feira e até quarta-feira.

As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, entre as 21h locais (22h em Lisboa) de segunda-feira e as 9h de terça-feira, devido à previsão de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as 9h e as 21h de segunda-feira e entre as 9h de terça-feira e as 6h de quarta-feira, as duas ilhas estão sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva e trovoada.

Já para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) foi emitido um aviso amarelo entre as 6h de terça-feira e as 00h de quarta-feira, devido à possibilidade de ocorrência de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

Nestas cinco ilhas vigora ainda um aviso amarelo, devido à previsão de vento, com direção de nordeste, entre as 9h de terça-feira e as 00h de quarta-feira.

Segundo o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave da escala, é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.