Em atualização

A tempestade Oscar leva a novo recorde de precipitação em Portugal. O máximo de queda de chuva foi alcançado em 24 horas na Madeira, das 15 horas de segunda-feira, às 15h00 desta terça: mais de 600 litros por m2 num dia. O equivalente à precipitação média anual em Lisboa ou no Alentejo. As estações meteorológicas da ilha registaram 604,3mm (Areeiro), 446,0mm (Pico Alto), 343,2mm (Monte) e 349,3mm (Bica da Cana), muito mais do que nas grandes cheias de fevereiro de 2010: o mau tempo só não causou os estragos da tragédia dessa altura, porque os terrenos não estão agora saturados.

Ainda assim, 38 pessoas ficaram desalojadas na Madeira, 22 das quais no Funchal, 15 em Câmara de Lobos e uma em Santa Cruz, indicaram as autarquias.

Esta terça-feira estiveram vários troços de estradas regionais cortados ou condicionados, voos de e para o aeroporto da ilha foram cancelados e escolas foram encerradas.

Chuva ultrapassou nível de aviso vermelho. Escolas do Funchal fecham e aeroporto em contingência

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Funchal, a situação mais grave envolve seis casas na freguesia de Santo António, na zona alta do concelho. “Houve uma derrocada a sul das casas e há perigo de derrocada também a norte”, disse o presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, num registo áudio enviado à agência Lusa, indicando que 18 pessoas foram afetadas. “Já foram acionados os procedimentos normais com a Segurança Social e estamos a encaminhar essas 18 pessoas para um local seguro”, indicou.

A Câmara do Funchal está também a tratar do realojamento preventivo de outras quatro pessoas, nas freguesias do Monte e de São Pedro. “O que importa agora é criar condições de segurança à população e resolver estes casos de desalojados”, disse Pedro Calado.

Em Câmara de Lobos, concelho contíguo ao Funchal a oeste, três famílias ficaram desalojadas, indicou a autarquia em comunicado, precisando que se trata de um agregado composto por sete pessoas na freguesia do Jardim da Serra e dois agregados num total de oito pessoas na freguesia do Curral das Freiras. “As famílias afetadas não ativaram a linha 144 [apoio da Segurança Social], tendo procurado realojamento em casa de familiares”, refere a nota. A autarquia forneceu refeições à família do Jardim da Serra, não tendo apurado ainda a necessidade de refeições das famílias do Curral das Freiras.

No concelho de Santa Cruz, zona leste da Madeira, uma pessoa ficou também desalojada devido à queda do telhado da habitação durante a noite.

Proteção Civil da Madeira emite recomendações devido a previsão de forte chuva

Presidente da República lamenta temporal e divulga preocupação de Albuquerque

O Presidente da República lamentou o temporal que está a afetar a ilha da Madeira e, a partir da África do Sul, expressou solidariedade para com aqueles que foram afetados pela chuva forte. “Permitam-me que eu diga uma palavra, com pena, com mágoa e com solidariedade relativamente ao que se está a passar na Madeira”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas no Parque da Liberdade, em Pretória.

Na África do Sul encontra-se também o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, para participar nas comemorações do Dia de Portugal, que começaram na segunda-feira, na Cidade do Cabo, e irão prosseguir na quarta-feira, em Pretória e Joanesburgo.

O chefe de Estado referiu que Miguel Albuquerque “estava preocupado com a perspetiva de o temporal começar na Madeira”. “E de facto começou, e agravou-se para além do que se esperava. E eu queria daqui manifestar a solidariedade para com aqueles que sofreram as consequências desse temporal, que vamos ver como é que evolui, se chega e quando ao continente, e com que efeitos”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.