A queda de chuva ultrapassou esta segunda-feira o nível de aviso vermelho em três pontos nas serras sobranceiras à cidade do Funchal, na Madeira, indicou o delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior. O mau tempo já obrigou o Aeroporto da Madeira a acionar um plano de contingência. O Governo Regional suspendeu ainda a atividade letiva em todas as escolas da ilha na terça-feira.

Em comunicado, a Secretaria Regional da Educação informa que a decisão de “suspender a atividade letiva em todas as escolas e em todos níveis de ensino na ilha da Madeira” decorre da atualização das previsões meteorológicas relativas à passagem da depressão Óscar pelo arquipélago, com indicação de um período crítico entre as 6h00 e as 9h00 de terça-feira. Na nota, a Secretaria Regional adianta ainda que o regresso à atividade letiva normal acontecerá na quarta-feira (7 de junho).

Na informação divulgada após uma reunião entre o dispositivo operacional, a Proteção Civil adiantou que foram “reforçadas as equipas dos diversos agentes com capacidade para fazer face às ocorrências que possam surgir no período mais crítico, com elevado grau de prontidão”.

O coordenador da Proteção Civil municipal adiantou que foram detetadas 20 ocorrências, 3 quedas de árvores na via publica e 2 inundações. As vias de trânsito encontrar-se todas em funcionamento, à exceção de duas que foram encerradas por precaução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável explicou, em declarações à agência Lusa, que o limite de 60 litros por metro quadrado em seis horas (60 mm/6 h) foi ultrapassado no Chão do Areeiro, a 1.500 metros de altitude, onde a precipitação atingiu 117 mm, e no Pico Alto, a 1.100 metros de altitude, que registou 110 mm. Por outro lado, a estação meteorológica situada no Monte, a 600 metros de altitude, já sinalizou 100 mm, ao passo que a baixa do Funchal regista 34,3 mm.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão esta segunda-feira e até na terça-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Oscar.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo IPMA e está em vigor até às 15h00 de terça-feira, sendo que a precipitação deverá aumentar de intensidade durante a noite desta segunda-feira.

Oscar: vem aí uma tempestade rara para esta altura do ano. E pode trazer um “rio atmosférico” na quarta-feira

O Aeroporto da Madeira já ativou o plano de contingência face ao mau tempo na região, que já provocou o cancelamento de 28 voos, enquanto outros 12 divergiram, revelou a ANA — Aeroportos de Portugal.  O último avião que aterrou no Aeroporto Cristiano Ronaldo, às 12h40, era proveniente de Helsínquia, ao passo que a última partida ocorreu às 14h01, com destino às Canárias. O FlightRadar24 mostra que existem vários voos a evitar o temporal sentido no Funchal.

Flight Radar Madeira

Flight Radar Madeira

Segundo uma nota divulgada pela ANA, devido às condições adversas, que devem manter-se durante o dia de terça-feira, foram reforçadas as equipas no terminal para apoio dos passageiros afetados.

A ANA adianta ainda que as unidades de restauração vão funcionar fora do horário normal, o mesmo acontecendo com os balcões de atendimento das companhias aéreas e diferentes empresas. Ainda de acordo com a ANA, também foi ativada a plataforma InMadeira para tentar garantir alojamento e a empresa está igualmente a trabalhar com diversos parceiros para garantir assistência de enfermagem.

Na nota, a empresa indica que “a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para o aumento da tempestade durante o dia de amanhã [terça-feira], pelo que poderão ocorrer mais constrangimentos na operação”. Devido a esta situação, apela aos passageiros que tentem confirmar as respetivas viagens antes de se deslocarem para o aeroporto, evitando aglomerações desnecessárias.

Aviso vermelho na costa sul e regiões montanhosas da Madeira a partir das 15h desta segunda-feira

Eventos públicos cancelados

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) apelou à população para que evite deslocações desnecessárias durante o período em que vigorar o alerta vermelho, referindo que em caso de inundação no interior de habitações por excesso de chuva, deve ser contactado o 112.

Para quem andar na estrada, aquele serviço pediu ainda redobrada atenção na condução, reduzindo a velocidade, e atenção aos lençóis de água, acrescentando que deve ser evitada a condução ou o estacionamento em zonas propícias a inundações.

Numa nota, a câmara municipal da Câmara de Lobos disse ter realizado uma reunião de coordenação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), bombeiros voluntários e serviços operacionais, “estando já preparado todo o dispositivo para atender às eventuais ocorrências que possam surgir”.

Presidente da Junta de Freguesia do Caniço: “Há algum receio. As pessoas estão abrigadas”

Devido a esta situação meteorológica, a autarquia de Câmara de Lobos cancelou todas as atividades programadas para esta segunda-feira, como as previstas no âmbito das comemorações do Dia do Ambiente para “evitar a circulação desnecessária de pessoas”.

Os responsáveis decidiram também encerrar vários pontos considerados críticos, como os acessos às zonas altas, Boca da Corrida e Boca dos Namorados, além da “promenade” e do cais de Câmara de Lobos.

Já a Câmara do Funchal tem equipas de prevenção e cancelou os eventos programados devido às previsões de chuva forte que colocaram a costa sul e as zonas montanhosas da Madeira sob aviso vermelho, informou esta segunda-feira o município.

Citado num comunicado, o vereador com o pelouro da Proteção Civil e Bombeiros do principal concelho da Madeira, Bruno Pereira, indicou que a autarquia começou a preparar no domingo “os diferentes dispositivos dos vários departamentos” para estarem em prontidão imediata face aos alertas relacionados com a passagem da depressão Oscar pelo arquipélago.

Aviso vermelho na costa sul e regiões montanhosas da Madeira a partir das 15h desta segunda-feira

Segundo o responsável, os Bombeiros Sapadores do Funchal têm quatro viaturas preparadas e “carregadas com equipamento, para qualquer circunstância que venha a acontecer, nomeadamente bombas e equipamento de sapadores para limpar sarjetas e linhas de água, que venham a ser entupidas”.

Também os departamentos de Águas, Habitação, Espaços Verdes, Obras Públicas e Trânsito têm “o seu pessoal em prevenção máxima”, de forma a que, “caso suceda alguma coisa, possam acudir e ir, rapidamente, para o terreno”, refere no mesmo documento.

Bruno Pereira acrescenta que a autarquia “procurou acautelar, especialmente com entidades públicas com obras a decorrer”, os problemas de depósito de materiais de construção, que podem entupir linhas de água e sarjetas.

Oscar: vem aí uma tempestade rara para esta altura do ano. E pode trazer um “rio atmosférico” na quarta-feira

Devido a estas condições meteorológicas, o Governo Regional informou que, por razões de segurança, foram encerrados os troços das estradas regionais entre a Encumeada e o Paúl da Serra (Lombo do Mouro) e entre o Pico das Pedras e a Achada do Teixeira.

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza anunciou que estão igualmente encerrados todos os percursos pedestres recomendados, as denominadas ‘levadas’ que são uma das principais atrações turísticas da Madeira.

A concessionária das ligações marítimas entre as ilhas no arquipélago, a Porto Santo Line, indicou que a viagem do navio Lobo Marinho com saída programada para as 18h00 do Porto Santo foi antecipada para as 12h00.

Também o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira emitiu um conjunto de recomendações para a população, visando prevenir os riscos, como adotar uma condução defensiva, evitar circular nas zonas afetadas e alertando para eventuais situações de derrocadas.

O IPMA colocou também o grupo Oriental dos Açores sob aviso laranja por causa da chuva e vento forte. O alerta foi lançado às 21h00 desta segunda-feira e mantém-se até às 12h00 de terça. Já o grupo Central está sob alerta amarelo.

Artigo atualizado às 23h59 com novas informações