A história da escravatura está nas bocas do mundo. Entra nos debates sobre programas escolares, vem à baila quando se fala de tensões raciais e é impossível discutir o assunto sem pensar no papel que a expansão portuguesa desempenhou no comércio de escravos.
Foi Portugal um país especialmente escravocrata? A ocupação da costa africana conteve o crescimento da escravatura ou fez subir o tráfico?
É sobre tudo isto que João Pedro Marques falará no próximo curso da Academia Observador, em três sessões de 2 horas cada, de 14 a 28 de Junho, sempre às quartas-feiras, das 19h00 às 21h00. Como é habitual, pode inscrever-se presencialmente (50€) ou online (25€) e os assinantes do Observador têm direito a desconto.
João Pedro Marques foi investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical a cujo Conselho Científico presidiu. Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa – onde, na década de 1990, leccionou a cadeira de História de África – é autor de vários livros sobre escravatura, dois dos quais publicados em Nova York e Oxford (The Sounds of Silence,2006; e, em co-autoria, Who Abolished Slavery? A Debate with João Pedro Marques, 2010).
Mais informações na Academia Observador.