O grupo Generali, dono da Tranquilidade, comprou a Liberty Seguros, seguradora que opera em Portugal, Espanha e Irlanda, por 2,3 mil milhões de euros. Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a compradora explica que a aquisição se encontra “sujeita a aprovações regulatórias” e que o valor final da aquisição poderá ainda estar sujeito a “ajustamentos”.

O jornal espanhol Cinco Días explica que o processo de venda da Liberty Seguros durou menos de três meses, com a Generali a ter aparecido sempre como uma das mais fortes candidatas à compra, sendo que a Allianz ou a Zurich também estavam na corrida. Não estão incluídos na venda outros negócios europeus da Liberty (Liberty Specialty Markets, Liberty Mutual Reinsurance, Liberty Mutual Surety, Liberty IT e Hughes Insurance).

Com esta operação, o grupo Generali afirma que vai ampliar “as suas operações na Europa” — entrando no segmento Não Vida irlandês “com uma quota de mercado do top 10” — juntando uma “seguradora rentável com negócios de vários países”. Quanto a Portugal, onde diz ocupar a posição de segundo maior player no mercado Não Vida, detalha que “a transição irá reforçar as linhas de negócio de Automóvel, Casa e Acidentes de Trabalho”, bem como “reforçar a rede de agentes”.

Esta é uma relevante oportunidade de continuar a expandir a presença do grupo na Europa, num mercado altamente concentrado e rentável, com uma dinâmica muito atrativa”, lê-se no comunicado.

Pedro Carvalho, CEO da Tranquilidade/Generali Portugal, considera que esta operação “constitui uma aposta reforçada do grupo no crescimento da Tranquilidade em Portugal e da Generali em Espanha“. “Posiciona-nos como o operador internacional líder na Península Ibérica”, acrescenta.

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Em declarações ao Expresso, Pedro Carvalho adianta que a marca Liberty desaparecerá, sendo absorvida pelas marcas do grupo Generali nos países onde estão as operações. Além disso, afirma que é esperado, em Portugal, um “crescimento de 20% no negócio”.

A Liberty Seguros, com “aproximadamente 1.700 colaboradores nos três mercados e 5.600 intermediários”, tem especial foco no “negócio Não Vida, com um negócio de Automóvel em crescimento e um mix de produtos muito diversificado, com mais de 1,2 mil milhões de euros brutos de prémios em 2022″. A seguradora, que tem Espanha como principal mercado, encontra-se presente em Portugal desde 2003.

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