Siga aqui o nosso liveblog sobre o Titan
A Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que um avião canadiano detetou sons subaquáticos durante as operações de busca do submersível que desapareceu quando transportava cinco pessoas até junto aos destroços do Titanic.
Na sequência dos sons detetados por um avião militar canadiano P-3, os esforços de busca foram reorientados, mas, até ao momento, não foram registados resultados positivos. Ouvido pela BBC, um especialista em busca e resgate de submarinos na Austrália defende que os sons subaquáticos podem sugerir que o submersível Titan está próximo ou mesmo à superfície.
“Abaixo de cerca de 180 metros, a temperatura da água cai muito rapidamente”, explicou Frank Owen. “Isso cria uma camada que o [sinal do sonar] rebate”, disse o especialista, que mostrou-se mais confiante com a notícia de que foram detetados sons subaquáticos durante as operações de busca.
Uma das razões para estar confiante prende-se com o facto de estar “a bordo desta embarcação um mergulhador aposentado da marinha francesa”. “Ele deverá conhecer o protocolo para tentar alertar as forças das operações de busca”, afirmou, referindo-se a Paul-Henri Nargeolet, de 77 anos.
Os socorristas têm corrido contra o relógio porque, mesmo nas melhores circunstâncias, o Titan pode ficar sem oxigénio na quinta-feira de manhã.
OceanGate foi avisada de que a expedição poderia ter problemas “catastróficos”