A fabricante suíça de relógios Swatch apresentou uma queixa nos tribunais da Malásia contra as autoridades pela apreensão, em maio passado, em várias lojas, de uma coleção decorada com a bandeira do arco-íris LGTBI.

A multinacional suíça apresentou a queixa a 24 de junho, a pedir uma indemnização e a entrega dos 172 relógios apreendidos, mas o caso apenas foi conhecido esta segunda-feira, na sequência de um artigo no Malay Mail.

No passado mês de maio, a polícia apreendeu relógios de várias lojas do país devido à exibição da bandeira LGTBI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero e Intersexo), uma iniciativa criticada por grupos de direitos humanos pois entendem-na como um ataque a esta comunidade.

De acordo com a denúncia citada pelo Malay Mail, a Swatch alega que as apreensões foram “irracionais” e que os relógios não representavam nenhum risco para a ordem pública, a moral ou qualquer outra lei.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num e-mail enviado à EFE, a empresa suíça indicou que, por princípio, não comenta processos judiciais em andamento.

Qualquer tipo de expressão da comunidade LGTBI é controverso na Malásia, onde mais de 60 por cento dos 34 milhões de habitantes são muçulmanos.

O atual primeiro-ministro, Anwar Ibrahim, passou quase uma década na prisão por acusações de sodomia e corrupção, que nega, mas ao chegar ao poder frisou que o seu governo não vai dar mais direitos à comunidade.

Rei da Malásia nomeia líder da oposição reformista Anwar Ibrahim primeiro-ministro

Em setembro passado, a empresária transgénero Nur Sajat, dona de uma marca de cosméticos, fugiu da Malásia após ser acusada de violar a lei islâmica e, depois de ter sido detida temporariamente na Tailândia, foi finalmente acolhida na Austrália.

Os filmes “Beauty and the Beast” (Beauty and the Beast, 2017) e “Thor: Love and Thunder” (2022) foram retirados da Malásia por terem cenas com referências à comunidade LGTBI.

Filme Lightyear banido em 14 países por beijo entre pessoas do mesmo sexo. Disney recusa cortar cena