Carlos Lopes Pires sucede a Marco Capitão Ferreira, que pediu a demissão no início deste mês, e é o novo secretário de Estado da Defesa. Marcelo Rebelo de Sousa aceitou a proposta do primeiro-ministro para a nomeação, informa uma nota publicada no site da Presidência. A tomada de posse está prevista para esta quinta-feira, pelas 19h, no Palácio de Belém.

Atualmente com 49 anos, Carlos Lopes Pires tinha sido nomeado por António Costa para diretor do Serviço de Informações Estratégicas da Defesa (SIED), cargo que ocupava até agora.

Nascido em Beirute (Líbano), casado e pai de duas filhas, é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e tem um mestrado em Estudos Europeus pela London School of Economics.

Carlos Lopes Pires integrou, ao longo dos anos, vários gabinetes ministeriais. Foi, entre setembro de 2010 e junho de 2011, adjunto do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, no Governo liderado por José Sócrates. Posteriormente, entre junho de 2011 e fevereiro de 2013, foi adjunto no gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre fevereiro e julho de 2013 foi chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus Miguel Morais Leitão. Depois, entre julho de 2013 e agosto de 2014, foi chefe do gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Rui Machete. Serviu na delegação portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (DELNATO) e integrou as Embaixadas portuguesas em S. Tomé, no Cairo e em Paris.

O novo governante é o sucessor de Marco Capitão Ferreira, que se demitiu no dia em que foi constituído no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”, um caso que envolve suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Foi a 13.ª saída do Governo de António Costa desde que tomou posse, em março de 2022.

Ex-secretário de Estado Marco Capitão Ferreira é a 13.ª saída em 15 meses de Governo de António Costa