O TikTok anunciou esta quinta-feira o alargamento do acesso à API (interface de programação de aplicações) de investigação para a Europa e disponibilização de novas ferramentas de transparência para conteúdos comerciais.

De acordo com a rede social de vídeos curtos da chinesa ByteDance, “estas ferramentas foram concebidas para aumentar a transparência dos conteúdos da plataforma e são o resultado do feedback recolhido junto dos investigadores e da sociedade civil”.

No início deste ano, o TikTok “lançou gratuitamente uma primeira versão da API de investigação para investigadores académicos” nos Estados Unidos, sendo que o objetivo “é facilitar a investigação independente da plataforma e trazer transparência ao conteúdo” da rede social.

Desde essa altura, a plataforma “recebeu mais de 60 candidaturas de investigadores académicos dos EUA, que trabalham sem fins lucrativos, e cuja área de estudo está relacionada com temas como tendências de consumo, desinformação, saúde mental, entre outros”.

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Segundo o TikTok, “nas próximas semanas, os investigadores académicos na Europa, que trabalham igualmente sem fins lucrativos, também vão poder candidatar-se a ter acesso à API de investigação”.

À medida que o TikTok alarga o acesso à API, também está a implementar melhorias na API de investigação, que têm por base o feedback transmitido pela comunidade, prossegue a rede social, em comunicado.

Em primeiro lugar, “vão apresentar o Lab Access”, sendo que “em mais de metade das candidaturas que o TikTok recebeu é pedida a colaboração com outros investigadores, pelo que, em breve, será permitido que, até 10 investigadores trabalhem em conjunto num projeto de investigação partilhado”.

A rede social salienta que “todos os investigadores terão de ter a sua própria conta TikTok for Developers e estarem localizados nos EUA ou na Europa para aceder à API de Investigação”.

Além disso, “os investigadores principais vão poder apresentar uma única candidatura para os colaboradores da mesma universidade” e os projetos que envolvam “várias universidades terão de apresentar candidaturas separadas para cada universidade”.

A rede social salienta ainda que “está a abrir a sua Biblioteca de Conteúdos Comerciais para conferir transparência à publicidade paga e a outros conteúdos de natureza comercial no TikTok”.

Esta biblioteca “é uma base de dados pesquisável com informações sobre os anúncios pagos e metadados de anúncios, como por exemplo o criativo por detrás da publicidade, as datas em que o anúncio foi divulgado, os principais parâmetros usados para segmentação (por exemplo, idade e género), número de pessoas que receberam o anúncio, entre outros”.

Inclui ainda informações sobre conteúdo de natureza comercial.