A temporada oficial de 2023/24 já teve início com a fase 1 da Taça da Liga mas havia um clique que faltava ainda para parecer “verdadeiramente” real. Esse clique chegava na manhã de segunda-feira, com a realização do sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Por um lado, o Sp. Braga ficaria a conhecer as probabilidades (pelo menos teóricas) de avançar mais um degrau para o regresso à fase de grupos da Liga milionária; por outro, e com a definição das datas dessa fase, seria conhecido também o dia da realização da Supertaça entre Benfica e FC Porto (adiada devido à Jornada Mundial da Juventude) e, por consequência, o esboço de dias e horas da primeira jornada do Campeonato. Antes, as atenções estavam em Nyon.

À partida, o sorteio seria sempre benéfico às ambições dos minhotos. Razão? O facto de ser cabeça de série no caminho das ligas, a par de Marselha (França), PSV (Países Baixos) e Rangers (Escócia). Com isso, eram quatro os possíveis adversários do Sp. Braga na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões: Sturm Graz (segundo classificado da Áustria), Backa Topola (Sérvia), o vencedor da eliminatória entre Genk (Bélgica) e Servette (Suíça) e o vencedor da eliminatória entre Dnipro (Ucrânia) e Panathinaikos (Grécia).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E os minhotos não demoraram a conhecer o seu destino: na primeira bola do caminho das ligas saiu logo o Sp. Braga, na segunda bola apareceu o Backa Topola e o terceiro classificado da Liga portuguesa terá assim pela frente o segundo colocado da última Liga da Sérvia, com o primeiro jogo em casa. Aproveitando um ano de quebra do Partizan, que não foi além da quarta posição na Sérvia, o adversário dos arsenalistas, que há uma década andava por divisões regionais e que tem como única experiência europeia a presença na pré-eliminatória da Liga Europa de 2020/21, foi vice-campeão a mais de 20 pontos do Estrela Vermelha.

De recordar que a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões estava previamente marcada para 8/9 e 15 de agosto, ficando depois o playoff final de acesso à fase de grupos para 22/23 e 29/30 de agosto. O sorteio do playoff está marcado para 7 de agosto. Em caso de apuramento, os bracarenses vão juntar-se a Benfica e FC Porto no sorteio mais aguardado a 31 de agosto, com a fase de grupos a arrancar a 19/20 de setembro.

“Estamos a falar de uma fase de apuramento para a Liga dos Campeões, por isso não há equipas fáceis. Esta é uma equipa que terminou em segundo lugar no Campeonato sérvio, que é tradicionalmente muito forte em termos físicos e muito intensos. Vamos agora procurar ter mais profundidade na análise ao adversário, perceber a forma como joga, para irmos em busca do nosso objetivo, que é superar o adversário e entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões”, comentou o técnico Artur Jorge ao site oficial do clube.

Temos de olhar para dentro e perceber aquilo que podemos fazer. Temos um mês de agosto muito exigente, com as eliminatórias na Liga dos Campeões a decorrer nesse momento, portanto, não temos margem de erro. Temos o primeiro oficial na Champions em casa e queremos ser uma equipa superior ao adversário, conseguir um resultado favorável e continuar a ambicionar seguir em frente na competição”, concluiu.

Sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões

Caminho das ligas

  • Sp. Braga (Portugal)-Backa Topola (Sérvia)
  • Rangers (Escócia)-Servette (Suíça) ou Genk (Bélgica)
  • Dnipro-1 (Ucrânia) ou Panathinaikos (Grécia)-Marselha (França)
  • PSV (Países Baixos)-Sturm Graz (Áustria)

Caminho dos campeões

  • Rakow Czestochowa (Polónia) ou Qarabag (Azerbaijão)-Aris (Chipre) ou BATE Borisov (Bielorrússia)
  • Zrinjski (Bósnia) ou Slovan Bratislava (Eslováquia)-Sheriff (Moldávia) ou Maccabi Haifa (Israel)
  • AEK Atenas (Grécia)-Dínamo Zagreb (Croácia) ou Astana (Cazaquistão)
  • Ludogorets (Bulgária) ou Ljublijana (Eslovénia)-Zalgiris (Lituânia) ou Galatasaray (Turquia)
  • Breidablik (Islândia) ou Copanhaga (Dinamarca)-Sparta Praga (Rep. Checa)
  • Klaksvik (Ilhas Faroé) ou BK Häcken (Suécia)-HJK Helsínquia (Finlândia) ou Molde (Noruega)