791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mulher de político ucraniano é capa da Playboy depois de sobreviver a tentativa de assassinato

Este artigo tem mais de 6 meses

Alvo de uma alegada tentativa de assassinato, que lhe custou um olho, Iryna Bilotserkovets surge agora na capa da Playboy na Ucrânia, dedicada às mulheres ucranianas vítimas da guerra.

Iryna Bilotserkovets na capa da Playboy Mulher de um assessor de Vitali Klitschko, o autarca de Kiev, sobreviveu a tentativa de assassinato
i

Iryna Bilotserkovets perdeu o olho no início da invasão russa na sequência de uma ataque em Kiev

Instagram

Iryna Bilotserkovets perdeu o olho no início da invasão russa na sequência de uma ataque em Kiev

Instagram

Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

Seminua, com uma espécie de armadura metálica vestida, e com uma pala em forma de coração a tapar o olho que perdeu. É assim que surge Iryna Bilotserkovets, mulher do político Dmitry Bilotserkovets, na capa da revista Playboy, naquela que é a primeira edição na Ucrânia desde o início da guerra. A apresentadora e modelo ucraniana dá vida ao tema “Woman Stay Strong” depois de ter sobrevivido a uma suposta tentativa de assassinato.

Iryna Bilotserkovets na capa da Playboy Mulher de um assessor de Vitali Klitschko, o autarca de Kiev, sobreviveu a tentativa de assassinato

Iryna Bilotserkovets na capa da Playboy

A 26 de fevereiro de 2022, três dias depois da invasão russa, Iryna estava a levar os três filhos para casa, em Kiev, quando o seu carro foi atingido a tiro por um ataque russo. Em consequência, perdeu um olho e ficou com cicatrizes das balas por  todo o corpo. Desde então foi submetida a várias cirurgias de reconstrução facial e tornou-se um símbolo da resistência ucraniana.

Agora na capa da Playboy, numa edição dedicada às histórias de outras mulheres ucranianas que foram vítimas da guerra, a modelo recorda a primeira vez que se viu ao espelho depois de ter sido operada num hospital em Berlim, na Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sem um olho, tubos por todo o lado, cabelo rapado devido à cirurgia. Pontos, cicatrizes, feridas por todo o lado; eu era apenas o monstro de Frankenstein. O meu maxilar tinha-se partido, como um galho”, conta à revista, citada no The Telegraph.

Os meses de tratamentos e de cirurgias só foram possíveis devido a um paramédico que, quando Iryna foi atingida, impediu que se esvaísse em sangue. “Não se tratava de preservar a minha beleza, mas sim de saber se sobreviveria ou não. Os médicos na Ucrânia disseram que eu provavelmente iria morrer. Eu não concordava e o meu marido também não”, contou.

“Já não tenho uma cara bonita, mas o resto do meu corpo é lindo”, afirmou, acrescentando: “Esta é a história de uma incrível sede de viver. Esta edição é, sem dúvida, histórica.”

Não está confirmado se Iryna, enquanto mulher de um assessor do presidente da câmara de Kiev, era o alvo do tiroteio ou se foi apanhada pelo fogo cruzado. No entanto, a culpa do ataque foi atribuída às forças pró-russas.

Atualmente, a modelo ucraniana trabalha com a Ukrainian Cultural Forces, uma associação de artistas e músicos que organiza eventos na linha da frente, em hospitais militares, em unidades de salvamento e em cidades ucranianas desocupadas. No início do mês de julho fizeram uma viagem até junto dos soldados ucranianos a quem distribuíram vários exemplares da revista.

Iryna Bilotserkovets na capa da Playboy Mulher de um assessor de Vitali Klitschko, o autarca de Kiev, sobreviveu a tentativa de assassinato

Instagram

Em comunicado, a Playboy escreveu que esta edição da revista é uma forma de expressar a gratidão “aos soldados das Forças Armadas da Ucrânia que estão a lutar pelo nosso direito de a criar e distribuir”. As receitas vão ser doadas para equipamento médico e de emergência no país invadido.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora