Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
Pelo menos uma pessoa morreu e mais de 50 ficaram feridas na sequência de uma explosão de grandes dimensões numa fábrica em Sergiev Posad, a cerca de 50 quilómetros da capital russa, Moscovo. O incidente aconteceu esta quarta-feira de manhã e deixou um rasto de destruição na fábrica de ótica e mecânica.
De acordo com as autoridades russas, o acidente terá ocorrido devido a uma “falha dos procedimentos técnicos” que resultou numa explosão num armazém que guardava engenhos pirotécnicos. De acordo com a administração local da cidade, o espaço teria sido “alugado por uma conhecida firma da cidade”.
“Cinquenta e duas pessoas receberam assistência médica”, confirmou o governador da região de Moscovo, Andrei Vorobiov, à televisão pública russa. Várias dezenas de pessoas tiveram de receber tratamento hospitalar. Seis dos feridos estão em estado grave e tiveram de ser internados nos cuidados intensivos, referiu Vorobiov, acrescentando que a maioria das vítimas apresenta lesões provocadas por estilhaços ou cortes de origem diversa.
A área afetada pela explosão, inicialmente estimada em 100 metros quadrados, foi de 400 metros quadrados e ficou totalmente destruída. Imagens divulgadas nas redes sociais e por meios de comunicação como o ucraniano Kyiv Post permitem compreender a extensão dos danos causados:
⚡️Massive explosion reported in #Moscow region at the optical and mechanical plant in #SergiyevPosad. pic.twitter.com/hx1mBLuQDG
— KyivPost (@KyivPost) August 9, 2023
Major incident in Sergiev Posad, Moscow Oblast, today. Reportedly involving Zagorsky optics-mechanics factory. pic.twitter.com/mhVlJvt4Xi
— WarTranslated (Dmitri) (@wartranslated) August 9, 2023
Nice footage of the devastation following the big bang in the Zagorski Optics and Mechanics Factory near Moscow.
Acc to open sources, this factory supplies the russian armed forces with, inter alia, radiation testing instruments. pic.twitter.com/TgOXL8NMt4
— Evgen Vorobiov (@vorobyov) August 9, 2023
Big explosion in #Moscow, which initially looked like it could be careless smoking or sabotage but which #Russia now claims was caused by a drone.
This is how the Zagorsk factory in #SergievPosad looks now. They're said to make medical, land & 'technical security equipment' pic.twitter.com/kOR82KQSM4
— Tim White (@TWMCLtd) August 9, 2023
O acidente pirotécnico oferecido como explicação pelas autoridades russas não convenceu toda a gente. Um dos céticos foi o principal conselheiro da Administração Interna ucraniana, que veio pôr em causa a explicação de Moscovo para o que aconteceu.
No X (anterior Twitter), Anton Geraschenko alegou que a fábrica de ótica e mecânica onde o incidente teve lugar é usada para produzir equipamento militar para a guerra, e acusou os responsáveis russos de estarem a mentir sobre a origem da explosão.
De acordo com a Reuters, a fábrica de ótica produz, entre outras coisas, equipamento militar como sensores termais, equipamento de visão noturna e miras para armas. Vários clientes recebem produtos da fábrica — sendo um deles as forças de segurança russas.
“Os media russos vieram apressadamente dizer que foi material pirotécnico que explodiu. Mas, se olharmos para vídeos de pirotecnia a explodir, percebemos que a explosão não se assemelha a pirotecnia”, argumentou Gerashchenko. “O que realmente explodiu ali, os media não dizem, mas não foi fogo de artifício”.
Argumentando que uma explosão como aquela que a Rússia avançou não resultaria “numa só nuvem-cogumelo”, o conselheiro ucraniano alegou que, nos últimos dias, notícias vieram a público dando conta de que a Rússia se começava a preparar para produzir tanques T-80 e T-90 na fábrica onde o incidente ocorreu.
Zelensky não tem dúvidas de que os F-16 vão voar nos céus ucranianos