A maioria dos Grandes Prémios de Fórmula 1 esta temporada têm sido inundados por uma onda laranja de apoio a Max Verstappen. Já que apenas por duas vezes em 12 corridas o piloto da Red Bull não conseguiu o melhor tempo da qualificação, seria inglório não garantir a pole-position nos Países Baixos, no regresso da competição após a pausa de verão. O favoritismo era óbvio para o neerlandês que leva oito vitórias consecutivas em corridas e que, se vencer este fim de semana, vai igualar o recorde de Sebastian Vettel.
As condições do circuito de Zandvoort eram traiçoeiras. A chuva era muita, tendo levado inclusivamente a que a corrida sprint da Fórmula 2 tenha terminado ao fim de duas voltas. Por isso, tudo podia acontecer mesmo que os pilotos tenham tido oportunidade de testar o piso escorregadio na terceira sessão de treinos livres, onde Max Verstappen foi o mais rápido e em que Kevin Magnussen, Zhou Guanyu e Liam Lawson sofreram acidentes.
A nation waits…
Can Max make it three poles in a row at his home race? #DutchGP @Max33Verstappen pic.twitter.com/LD2BFEMwT7
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
Liam quem? Pois bem, Daniel Ricciardo, que regressou à Fórmula 1 no Grande Prémio da Hungria, partiu a mão ainda esta sexta-feira e ficou afastado dos restantes eventos do fim de semana. “Lembro-me de entrar na curva 3. Já tinha entrado na curva e vi o Piastri, então ou batia nele ou na parede”, explicou o australiano. “Quando bati na parede, não tive tempo suficiente para tirar as mãos do volante, então o volante bateu na minha mão. É lamentável e frustrante, mas tentarei recuperar o mais rápido que puder”. Com Ricciardo afastado, a Alpha Tauri escolheu o rookie Liam n para o substituir.
A nasty moment for our Aussie pair during FP2
Daniel Ricciardo is being checked at the local hospital after the collision#DutchGP #F1 pic.twitter.com/RXdiSBLbtx
— Formula 1 (@F1) August 25, 2023
Numa altura em que o futuro de muitos pilotos ainda está em jogo e a grelha da Fórmula 1 para 2024 é uma indefinição, a Haas renovou com Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen para satisfação do diretor da equipa Guenther Steiner. “Acho que é seguro dizer que tivemos uma dupla de pilotos extremamente sólida nesta temporada na Fórmula 1 e, em última análise, não havia razão para mudar daqui para frente”.
Apesar de não ter a pressão de correr por um lugar na Fórmula 1 no próximo ano, Magnussen foi eliminado na Q1. A Haas mantinha Hulkenberg na luta e estava longe de ser a equipa menos eficaz em pista. Pior estava a Alpha Romeo que perdeu logo Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. A gravilha continuou escorregadia, mas estavam reunidas as condições suficientes para a qualificação arrancar. Mesmo com pneus intermédios Max Verstappen e Carlos Sainz foram parar à gravilha sem que isso comprometesse a sessão. Já o Ferrari de Charles Leclerc teve mais problemas e só na última volta da Q1 conseguiu sair da zona de risco. Sem surpresa, Liam Lawson foi eliminado, tal como Esteban Ocon.
Conditions are very tricky ????
Even Max Verstappen is struggling, running over the gravel at Turn 1 #DutchGP #F1 pic.twitter.com/5z0UXRQzXA
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
That was close ????
Piastri takes to the grass to avoid Sainz #DutchGP #F1 pic.twitter.com/Mxoj40aeNS
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
Alexander Albon (1:20.939) foi o mais rápido acima de Max Verstappen e dos dois McLaren, equipa britânica que confirmava a velocidade que mostrou na sexta-feira. Na Q2, foi Carlos Sainz a sofrer, mas o espanhol acabou por conseguir o nono melhor tempo. A mesma sorte não teve Lewis Hamilton que acabou por não conseguir chegar à fase decisiva da disputa pelos primeiros lugares da grelha de partida para a corrida. Também Stroll, Gasly, Tsunoda e Hulkenberg forma impedidos de continuar.
Não só o Williams de Albon dava bons sinais – mesmo que tenha sido ultrapassado por Verstappen (1:18.856) e por Piastri -, também o carro de Logan Sargeant correspondia. O norte-americano conseguiu pela primeira vez o acesso à Q3. Ainda assim, a melhor maneira que encontrou de festejar foi com um aparatoso acidente que obrigou a uma bandeira vermelha.
Two minutes to go in Q2
Alex Albon is still setting the pace! ????#DutchGP #F1 pic.twitter.com/F5RO3bcLx1
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
???? RED FLAG ????
Oh no, Logan!
Sargeant's first Q3 didn't last long as he hits the barriers at Turn 2#DutchGP #F1 pic.twitter.com/sEqrfoH1KB
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
Wakey wakey, Lando! ????
We're ready to go again! #DutchGP @LandoNorris pic.twitter.com/FIDe7agSvk
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
Com as melhores trajetórias da pista a ficarem secas, os pneus slick tornaram-se numa opção viável para os pilotos. Entre o momento em que Sargeant bateu e o reinício da qualificação, as nuvens afastaram-se de Zandvoort, o que fez com que os melhores tempos apagassem cerca de oito segundos às melhores marcas anteriores. De qualquer modo, Charles Leclerc apanhou um pedaço de asfalto minado por água e embateu na barreira de proteção, levando a nova bandeira vermelha. O monegasco abandonou e, enquanto o piloto da Ferrari estava confortavelmente sentado numa cadeira de campismo nas margens da pista, Max Verstappen (1:10.567) destruiu a concorrência e ficou com a pole-position. Lando Norris foi segundo, com pneus mais desgastados do que o neerlandês. George Russell salvou a Mercedes com o terceiro lugar.
QUALIFYING CLASSIFICATION
Verstappen makes it a hat-trick of poles at his home race ????
Superb effort from Alex Albon who finishes P4 ????#DutchGP #F1 pic.twitter.com/ofnrIGv4yJ
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
Leclerc skidded off onto the grass and took a fairly hefty hit to the barriers ????
Pride bruised, otherwise okay ????#DutchGP #F1 pic.twitter.com/L7avBtLK9V
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
Charles is sitting this one out #DutchGP #F1 pic.twitter.com/IFmVTulIw0
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023
MAX VERSTAPPEN TAKES POLE AT ZANDVOORT!!! ????
Lando Norris joins the Dutchman on the front row, George Russell will start third ????#DutchGP #F1 pic.twitter.com/RTAVjJgkaI
— Formula 1 (@F1) August 26, 2023