918kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto encaminha insultos racistas a Otávio Ataíde para o Ministério Público

Este artigo tem mais de 1 ano

Organismo diz que não está no seu âmbito agir sobre este caso, uma vez que "os referidos atos não tiveram lugar no decurso do espetáculo desportivo". Jogador denunciou insultos nas redes sociais.

O jogador do Sporting de Braga, Abel Ruiz (D), disputa a bola com o joigador do Famalicão, Otávio Ataíde, durante o jogo da I Liga de futebol realizado no Estádio Municipal de Braga, 11 de agosto de 2023. HUGO DELGADO/LUSA
i

Esta terça-feira, Ataíde revelou ter recebido nas redes sociais mensagens com insultos racistas

HUGO DELGADO/LUSA

Esta terça-feira, Ataíde revelou ter recebido nas redes sociais mensagens com insultos racistas

HUGO DELGADO/LUSA

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) enviou esta terça-feira ao Ministério Público “todas as informações disponíveis” sobre os insultos racistas recebidos pelo futebolista brasileiro Otávio Ataíde, do Famalicão.

“Preto de m****”, “Macaco do c******”: Otávio denuncia insultos racistas nas redes sociais após jogo com Sporting

A APCVD reuniu prontamente todas as informações disponíveis, de forma a encaminhar o expediente daí resultante ao Ministério Público e à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), atendendo à competência legal de tais entidades neste domínio, possibilitando o desencadeamento das diligências investigatórias entendidas por convenientes”, pode ler-se num comunicado esta terça-feira divulgado.

Segundo aquela autoridade, não está no seu âmbito agir sobre este caso, uma vez que “os referidos atos não tiveram lugar no decurso do espetáculo desportivo“, no caso o Sporting-Famalicão de domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta terça-feira, Ataíde revelou ter recebido nas redes sociais mensagens com insultos racistas, que publicou na sua página na rede social Instagram, considerando estas “graves ofensas” de “cunho racista e xenofóbico”.

Segundo o jovem central, de 21 anos, estas comunicações foram enviadas por “adeptos da equipa” adversária.

Tenho muito orgulho da cor da minha pele e do país de onde vim. O meu caráter e o meu profissionalismo foram moldados no lugar onde nasci e cresci. Em pleno século XXI, com todos esses anos de luta pela igualdade, ainda vemos cenários de racismo. Recentemente, houve o episódio envolvendo o Vinícius Jr. que comoveu o mundo e, mesmo assim, parece que algumas pessoas ainda não aprenderam que somos todos iguais. Essa não é uma luta só minha, mas de todos e não abro mão”, rematou, numa publicação acompanhada de imagens das mensagens.

Mais tarde, o próprio Famalicão pediu que sejam responsabilizados os autores das ofensas “racistas e xenófobas” ao jogador, após um jogo, no domingo, em que os lisboetas venceram os minhotos por 1-0, na terceira jornada da I Liga.

“O Famalicão demonstra a sua solidariedade com o jogador Otávio. (…) Toda a estrutura coloca-se ao lado do jogador em todos os momentos, comprometendo-se a envidar todos os esforços para que os prevaricadores sejam responsabilizados pelas suas ações”, referiu o clube.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.