Podia ser um sorteio “simpático” numa perspetiva de dois favoritos claros num grupo de quatro, podia ser um sorteio bem mais complicado com a questão do apuramento em aberto para todos os intervenientes. O Sporting era o único representante de Portugal na fase de grupos da Liga Europa depois da qualificação do Sp. Braga para a Champions mas partia desta vez no pote 2, o que poderia trazer mais dificuldades perante a possibilidade de encontrar um conjunto mais difícil que cruzasse depois com um dos melhores do pote 3 como o Brighton. E era nesta dúvida que os leões partiam para o calendário europeu de 2023/24.

A época de 2020/21 impediu entrada no tanque dos tubarões (e isso pode ser um problema): os possíveis adversários do Sporting na Liga Europa

No final, o sorteio ditou o reencontro com a Atalanta, uma das equipas sensação dos últimos anos na Serie A que chegou mesmo à Liga dos Campeões e que defrontou pela última vez os leões na Taça dos Vencedores das Taças de 1988, o Sturm Graz e o Raków, com quem o conjunto verde e branco nunca jogou. Ainda não é conhecida a ordem dos encontro, sendo que a primeira jornada será a 21 de setembro e a sexta e última no dia 14 de dezembro, altura em que o Sporting ficará a saber se segue para os oitavos ou para o playoff da Liga Europa (se for segundo), para a Liga Conferência (terceiro lugar) ou se fica pelo caminho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os sorteios são sempre difíceis para qualquer equipa. Aparentemente, poderão achar que será um grupo fácil, mas nós não pensamos dessa maneira, porque não há grupos nem equipas fáceis mas estamos otimistas. Os objetivos em todas as competições em que o Sporting entra são fazer o melhor que possamos e chegar o mais à frente possível. O ideal era chegar à final e ganhar, mas, tal como tem sido apanágio do nosso treinador, temos de pensar jogo a jogo”, comentou o diretor desportivo leonino, Hugo Viana, após o sorteio.

Grupo A: West Ham, Olympiacos, Friburgo e Backa Topola

Grupo B: Ajax, Marselha, Brighton e AEK Atenas

Grupo C: Rangers, Betis, Sparta Praga e Aris Limassol

Grupo D: Atalanta, Sporting, Sturm Graz e Raków

Grupo E: Liverpool, LASK Linz, Saint-Gilloise e Toulouse

Grupo F: Villarreal, Rennes, Maccabi Haifa e Panathinaikos

Grupo G: Roma, Slavia Praga, Sheriff e Servette

Grupo H: Bayer Leverkusen, Qarabag, Molde e Häcken

Os potes para o sorteio da Liga Europa de 2023/24

Pote 1

  • West Ham (Inglaterra), Liverpool (Inglaterra), Roma (Itália), Ajax (Países Baixos), Villarreal (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha), Atalanta (Itália) e Rangers (Escócia)

Pote 2

  • Sporting (Portugal), Slavia Praga (Rep. Checa), Rennes (Itália), Olympiacos (Grécia), Betis (Espanha), LASK Linz (Áustria), Marselha (França) e Qarabag (Azerbaijão)

Pote 3

  • Molde (Noruega), Brighton (Inglaterra), Sheriff (Moldávia), Saint-Gilloise (Bélgica), Friburgo (Alemanha), Sparta Praga (Rep. Checa), Sturm Graz (Áustria) e Maccabi Haifa (Israel)

Pote 4

  • Toulouse (França), AEK Atenas (Grécia), Backa Topola (Sérvia), Servette (Suíça), Panathinaikos (Grécia), Raków (Polónia), Aris Limassol (Chipre) e Häcken (Suécia)