O final do primeiro dia da visita do rei Carlos III e da rainha Camila a França foi marcado por um banquete de Estado no Salão de Espelhos do Palácio de Versalhes. Numa vasta mesa, os monarcas brindaram e sentaram-se junto de várias personalidades britânicas e francesas.
As portas do Palácio abriram-se assim para mais de 150 convidados que desfilaram pelo tapete vermelho. Entre os presentes estiveram o ator Hugh Grant, a atriz Emma Mackey, o vocalista da banda The Rolling Stones, Mick Jagger, a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg e também Bernard Arnault, um dos homens mais ricos do mundo.
Do desporto marcaram presença o antigo treinador de futebol francês Arsène Wenger, o ex-futebolista Didier Drogba e o canoísta e campeão olímpico francês Tony Estanguet.
À mesa do rei e dos anfitriões, Emmanuel Macron e a sua mulher Brigitte, os convidados foram presenteados com um menu digno da família real, composto por pratos de lagosta, caranguejo, frango francês marinado em champanhe e uma vasta seleção de queijos franceses e ingleses. Para acompanhar, uma longa lista de vinhos e champanhe. Os tradicionais macarons franceses também não faltaram, tendo sido a escolha para a sobremesa, servidos com sorvete de líchias, rosas e compota de framboesa.
Antes do banquete, o rei Carlos aproveitou para discursar e agradecer ao Presidente francês, Emmanuel Macron. “A vossa generosidade de espírito traz-me à memória como eu e a minha família ficámos muito comovidos com as homenagens prestadas em França à minha mãe, a falecida rainha… Disseram que ela tinha tocado os vossos corações — e era ela que tinha o maior afeto pela França”, afirmou, citado no The Guardian.
“Gostaria, se me permitem, de fazer um brinde ao Presidente e à Senhora Macron e ao povo francês, bem como à nossa entente cordiale — uma aliança sustentável. Seja o que for que nos espera, que perdure, fiel e constante, durante os séculos vindouros”.