Com seis filhos de quatro casamentos, a sucessão do magnata dos media avizinhava-se difícil. “Se os miúdos disputassem o suficiente, toda a coisa desmoronaria; não há qualquer mecanismo que o previna de acontecer.” A frase é de Rupert Murdoch em entrevista ao The New York Times em 2000, altura em que o magnata dos media ainda estava longe de pensar numa retirada. Mas o cenário mudou esta quinta-feira quando anunciou, numa nota enviada aos colaboradores, que sairia da presidência do conselho de administração da Fox e da News Corporations. A partir de meados de novembro, passará a ser presidente emérito das duas empresas. O filho, Lachlan, foi indicado por Murdoch como único sucessor.

Rupert Murdoch vai abandonar a presidência dos conselhos de administração da Fox e da News Corporation

Com esta transição de poder ordeira, o empresário australiano e americano, de 92 anos, conseguiu evitar uma transição conturbada, com potencial para se transformar num episódio de “Succession” da vida real — não fosse a própria série da HBO largamente inspirada pela dinastia Murdoch, como confirmou o criador, Jesse Armstrong, no Edinburgh TV Festival no passado mês de agosto, depois de vários anos de especulação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A questão da sucessão reduziu-se principalmente a três dos seis filhos de Murdoch: Elizabeth, Lachlan e James. Lachlan, de 52 anos, nasceu em Londres e é o terceiro filho do magnata com a segunda mulher, Anna Torv. Cresceu em Nova Iorque e estudou Filosofia na Universidade de Princeton. Exerceu um papel executivo na Fox News entre o final dos anos 1990 e 2005, altura e que se afastou por ter tido um desentendimento com o então líder da empresa, Roger Ailes. Regressou em 2014 e tem ocupado, desde então, posições de topo.

GettyImages-513908846

Rupert Murdoch ladeado pelos filhos. Lachlan está à esquerda e James à direita

A liderança de Lachlan lança dúvidas sobre o futuro das subsidiárias das empresas no Reino Unido, EUA e Austrália. Especula-se que o sucessor e três dos seus irmãos (aos nomes anteriormente mencionados acrescenta-se aqui a mais velha, Prudence, de 65 anos) possam querer vir a vender ativos importantes “em que têm pouco interesse”, como o The Times, The Sunday Times e o The Sun, de acordo com o The Telegraph.

James, de 50 anos, afastou-se do Conselho de Administração da Fox e da News Corportations em 2014, justificando divergências com conteúdos editoriais. Elizabeth, de 55 anos, ocupou diferentes cargos de liderança antes de se afastar para fundar a sua própria produtora, a Shine, criadora de formatos de sucesso internacional como o “MasterChef” e o “The Biggest Loser”.

A par de Prudence (embora em menor escala), competiam com Lachlan pela posição de liderança no império do pai, mas todos tinham visões diferentes para o seu futuro. Enquanto Lachlan se posiciona politicamente à direita — como a própria Fox News —, James e Elizabeth são mais liberais. James queria usar as empresas como uma “força para o bem”, enquanto Elizabeth planeava vendê-las, ainda de acordo com o jornal britânico. Lachlan terá sido escolhido, em parte, por ser aquele que tem as visões mais alinhadas com as do pai.

GettyImages-97864944

Rupert Murdoch com Elizabeth, a filha de 50 anos que era uma das favoritas à liderança do império

O futuro líder das empresas casou-se com a apresentadora de televisão australiana Sarah O’Hare em 1999. O casal vive na Austrália com os três filhos, Kalan, de 19 anos, Ainda, de 17 anos e Aern, de 13 anos. Lachlan fez vários investimentos de sucesso no setor imobiliário e é multi-milionário, tendo acumulado cerca de 2,3 mil milhões de euros com, entre outras empreitadas, a compra da 21st Century Fox por parte da Disney, em 2019.

É descrito por pessoas próximas como “incrivelmente charmoso e bem-parecido, as pessoas ficam encantadas quando ele entra numa sala”, de acordo com uma fonte próxima, citada pelo The Telegraph. Outras fontes indicam que James seria o irmão com mais vontade de ocupar o cargo, e que é conhecido como “o esperto” da família.

Uma das teorias que circulam no rescaldo da decisão é de que Rupert Murdoch terá escolhido agora o terceiro filho para avaliar, enquanto ainda está de boa saúde, como reagem os mercados à mudança. Ainda assim, as estruturas da Fox e da News Corporation definem que Lachlan, Prudence, James e Eliszabeth mantêm a mesma força de voto sobre qualquer decisão, podendo os planos do novo líder ser vetados se os irmãos se unirem contra ele.