António Guterres lidera as intenções de voto à esquerda para as eleições presidenciais de 2026, enquanto Luís Marques Mendes e Pedro Passos Coelho dividem os eleitores à direita conclui uma sondagem da Aximage para o JN, DN e a TSF revelada esta segunda-feira.

À esquerda, o atual secretário-geral da ONU é o mais citado (34%) pelos inquiridos como melhor candidato, mesmo não tendo manifestado qualquer intenção de se candidatar e estando a cumprir um mandato à frente das Nações Unidas que só termina em dezembro de 2026. Em segundo lugar surge Ana Gomes (19%), que concorreu em 2021 sem o apoio do PS. Escreve o DN que a socialista consegue ficar à frente de Guterres entre o eleitorado mais jovem (18 a 35 anos). Mais longe fica Mário Centeno (12%), Francisco Louçã (9%) e Augusto Santos Silva (8%). Da lista de nomes no campo da esquerda, surgem ainda os nomes de Francisco Assis (6%) e João Ferreira (5%).

À direita, o eleitorado divide-se entre Luís Marques Mendes, que no final de agosto admitiu em prime time uma candidatura presidencial “se houver utilidade para o país”, e Pedro Passos Coelho, que se tem mantido longe dos holofotes. Estão ambos empatados nos 20%, com o comentador da SIC com uma ligeira vantagem (19,8% versus os 19,5% do antigo primeiro-ministro). O antigo presidente da Câmara do Porto e até ao ano passado líder do PSD, Rui Rio, ocupa um terceiro lugar com 13%, seguido por André Ventura (11,3%) que obtém o melhor resultado junto dos jovens. Paulo Portas (11,2%), Santana Lopes (7%) e João Cotrim de Figueiredo (6%) completam o leque de nomes apontados à direita nesta sondagem.

De acordo com o Diário de Notícias, a sondagem foi realizado na última semana com base numa amostra de 804 entrevistas. Esclarece diário que “não se perguntou aos portugueses a quem entregariam o seu voto”. A sondagem “testou, portanto, de forma separada, uma lista de nomes à Esquerda e uma lista de nomes à Direita, para se tentar perceber quem são, nesta altura, os favoritos dos portugueses”. O objetivo, refere a TSF na ficha técnica, era “conhecer a opinião sobre potenciais candidatos às presidenciais.”

Na última sexta-feira, uma outra sondagem, da Intercampus para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e a CMTV, colocava Pedro Passos Coelho e António Guterres como os dois favoritos dos portugueses para a corrida a Belém.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR