A TAP defendeu esta quarta-feira que a aprovação do plano de insolvência pela assembleia de credores da Groundforce será um “passo decisivo” para a recuperação da empresa.

“A aprovação do plano de insolvência pela assembleia de credores da Groundforce será um passo decisivo para a recuperação da sociedade“, considerou a TAP numa nota esta quarta-feira divulgada.

No entanto, ressalvou que após confirmada a aprovação, a homologação do plano de insolvência pelo tribunal ficará ainda sujeita a um conjunto de condições, “cuja verificação será indispensável para a sua implementação“.

A maioria dos credores, que estiveram nesta quarta-feira reunidos em assembleia, aprovaram a insolvência da Groundforce, mas o resultado só pode ser confirmado em 10 dias tendo em conta que alguns solicitaram o direito de voto por escrito.

Assembleia de credores da Groundforce aprova plano de insolvência da empresa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à Lusa, Fernando Henriques do Sitava – Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos assegurou que o plano de insolvência da empresa de ‘handling’ (serviços em terra) foi aprovado, com mais de 90% dos votos dos credores. Os votos contra foram de 35 trabalhadores dos mais de 2.400 que são credores.

A assembleia de credores da SPdH — Serviços Portugueses de Handling (Groundforce) decorreu esta quarta-feira no Juízo de Comércio do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, acabando por aprovar o plano, apesar de alguns problemas técnicos, algo que já era esperado tendo em conta que apenas era preciso os votos favoráveis dos principais credores, a TAP e a ANA – Aeroportos de Portugal.

O plano de insolvência da Groundforce contempla, entre várias medidas, a rescisão, por mútuo acordo, com cerca de 300 trabalhadores num período de dois anos após a homologação.