Angelina Jolie veste muitos papéis na sua vida, mas para a entrevista de capa digital de novembro da edição norte-americana da Vogue, a atriz de 48 anos e mãe de seis filhos, fala especialmente no seu novo projeto de moda, o Atelier Jolie. Na fotografia que faz a capa, Jolie usa um vestido da sua nova marca que era branco, mas que a própria customizou no momento com spray rosa, como se pode ver no vídeo de bastidores, mais em baixo.
Em dezembro de 2022 Angelina Jolie anunciou que deixaria de ser embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para os refugiados, ao fim de 20 anos a ser um dos mais reconhecidos rostos da causa, e em maio de 2023 ficou a saber-se que o seu próximo projeto seria no universo da moda e teria o nome de Atelier Jolie. No próximo mês de novembro, a marca ganha vida e aposta nos valores éticos, na sustentabilidade e na colaboração. Segundo a revista, 84% da coleção é feita com materiais sustentáveis e éticos.
Este novo projeto tem morada no antigo atelier do artista plástico Jean-Michel Basquiat, no bairro de Bowery, em Nova Iorque, que a fundadora pretende transformar num espaço de cultural “que combine alfaiataria e serviços de reciclagem com uma galeria para artesãos locais e um café gerido em parceria com organizações de refugiados”, disse Angelina Jolie à Vogue. “Não quero ser uma grande designer de moda. Quero construir uma casa para que outras pessoas o possam ser.”
Angelina Jolie confessa que está numa fase de “transição enquanto pessoa” e que este projeto foi “terapêutico” para si. “Trabalhar num espaço criativo com pessoas em quem confias e redescobrir-te a ti própria”, diz a fundadora. “Eu espero mudar muitos aspetos da minha vida.”
Jolie também fez uma colaboração com Gabriela Hearst, que é há três anos a diretora criativa da Chloé. Esta coleção cápsula conta com uma capa de veludo comprida feita à mão por artesãos na La Fabrique Nomade, uma organização parisiense que trabalha com refugiados, revela o artigo da Vogue. Outra peça em destaque é um slip dress numa gama de tons nude. A criação resulta de uma sugestão de Zahara, uma das filhas de Jolie, que terá dificuldade em encontrar a peça perfeita para o seu tom de pele negra. A mãe confessa no texto: “enquanto mulher branca, eu nunca tive essa experiência”. Acrescenta ainda que a ir às compras com a filha viu que “há muito espaço para melhorar”.
A produção fotográfica ficou a cargo da editora de moda Tabitha Simmons e foi fotografada por Annie Leibovitz. Jolie usou peças do seu Atlier Jolie e da parceria com Gabriela Hearst. À musa desta produção juntaram-se dois dos seus filhos – Zahara e Pax – , e colaboradores do novo projeto – Helen Aboah a presidente e COO do Atelier Jolie e Giles Duley, o conselheiro para o o impacto corporativo.