Pela primeira vez desde 2018, o Benfica venceu o FC Porto no Estádio da Luz. O treinador dos encarnados, Roger Schmidt, depois de já ter conquistado a Supertaça contra os dragões, no início da temporada, em Aveiro, admitiu que ganhar o clássico da sétima jornada da Primeira Liga (1-0) foi saboroso.

“Especialmente para os nossos adeptos é muito importante. O adeptos estiveram fantásticos. Perdemos contra o FC Porto em casa no final da época passada e queríamos fazer algo diferente hoje”, explicou o técnico alemão. “A coisa mais importante foi que ganhámos. Foi um jogo importante para nós”, continuou. “Foi um jogo especial. Com o cartão vermelho tão cedo [para Fábio Cardoso], penso que a primeira parte não foi 100% satisfatória, a intensidade e a velocidade do jogo não foi a que habitualmente temos. No intervalo, falámos sobre algumas coisas e foi um jogo diferente”.

Mesmo a jogar com dez elementos, o FC Porto conseguiu ter boas ocasiões para marcar na primeira parte. Não o fez, porque Trubin o impediu. Quem também esteve em evidência durante todo o jogo foi David Neres. O brasileiro foi titular pela a segunda vez esta temporada, após ter estado nas escolhas iniciais contra o Portimonense, e foi uma aposta ganha do lado do clube da Luz.

Ainda assim, os elogios mais rasgados durante a conferência de imprensa de Roger Schmidt fugiram para João Neves. “Não tenho que descrever, toda a gente vê a alegria que ele tem a jogar futebol. Eles está-se a desenvolver muito rápido. Está na primeira equipa há meio ano. Está melhor a cada dia. Assume muita responsabilidade. É isso que precisamos. Ele não é o mais alto, mas ganhou quase todos os duelos no ar hoje. Esteve bem com a bola, é inteligente taticamente e está motivado para trabalhar arduamente no meio-campo. É um jogador muito completo”.

O alemão reconheceu que o facto dos encarnados jogarem em superioridade numérica durante a maior parte do encontro teve influência na forma como a partida se desenrolou. “Um jogo entre o Benfica e o FC Porto não é fácil para os árbitros”, comentou Schmidt, concordando com a expulsão do defesa do FC Porto e apontando que também David Carmo podia ter visto o cartão vermelho. No final, os três pontos não viajaram para o norte. “Vencer os duelos diretos é muito importante. Não é fácil ganhar ao FC Porto. Eles não perdem muitos jogos. Ganhar contra eles é ganhar três pontos, mas significa que conseguimos vencer uma equipa que não perde muitos jogos. Como sinal é muito importante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR