Era um dos encontros mais aguardados da segunda jornada da Liga dos Campeões asiática, acabou por ser o jogo que monopolizou quase todas as atenções mas por motivos não relacionados com o que se passou em campo: o Al-Ittihad, campeão da Arábia Saudita, recusou entrar em campo no terreno do Sepahan, no Irão, e acabou mesmo por abandonar o recinto por motivos políticos que irá explicar nas próximas horas.
???? The Al-Ittihad team has arrived to the stadium! ????
With hearts full of excitement and jerseys ablaze, they're ready to conquer the field and make their mark! pic.twitter.com/rnI0UtXEBH— Ittihad Club (@ittihad_en) October 2, 2023
Unbelievable: 60k in the stands waiting for Sepahan and Al Ittihad in a tremendous atmosphere, but Al Ittihad refuses to come up due to a statue of Kassem Suleimani that is placed on the sidelines. If the statue won’t be removed the Saudis won’t play. https://t.co/56MBGUA0qL
— Uri Levy (@Levyninho) October 2, 2023
Quando tudo estava preparado para o encontro, e com os adeptos do Sepahan que quase enchiam o estádio a abrirem um autêntico festival de pirotecnia para receber as equipas, percebeu-se que os jogadores da equipa saudita comandada pelo português Nuno Espírito Santo não iriam entrar em campo. De acordo com os meios locais, a razão esteve relacionada com a colocação de um busto de Qasem Soleimani, antigo general iraniano morto em 2020, na zona onde fica o quarto árbitro à saída do túnel de acesso aos balneários.
Quem é Qassem Soleimani, o general de elite do Irão morto pelos EUA?
????Les supporters de Sepahan lancent des bidons d'eau sur le terrain et exigent que le match face au Ittihad commence ???? !
— Al Ittihad FR ???????? (@al_IttihadFR) October 2, 2023
https://twitter.com/AlIttihadBR/status/1708886369144074584
???? ???? ???? ???? ???? ???? ????
Breaking |
Al Ittihad team leaves Naghsh-e Jahan Stadium.A bald statement from Al Ittihad ????????????????
???????????????? ???????? ???????? ???????? ????????
????????????????????????????#ACL2023 #AlIttihad #Sepahan#SEPITH #Iran #Saudi #ITTIHAD #الاتحاد_سباهان #ايران #السعودية #Saudi pic.twitter.com/UK0JizPr6K— FAISAL RSL (@SaudiPLf) October 2, 2023
Ainda não se conhecem mais informações oficiais, sendo que circula agora a notícia de que também o Al Hilal, que vai defrontar o Nassaji Mazandaran esta terça-feira, pode ser informado pela Federação Saudita de Futebol de que deve deixar o Irão. Nesta altura, o Sepahan pede a vitória e os três pontos pela falta de comparência do adversário, ao passo que o Al-Ittihad quer o mesmo não só pela questão do busto de Qasem Soleimani mas também por tarjas de carácter político que estão proibidas e cartazes anti-sauditas.
The #ACL match between ???????? Sepahan FC and ???????? Al Ittihad scheduled to take place at the Naghsh-e-Jahan Stadium in Isfahan has been cancelled due to unanticipated and unforeseen circumstances!
READ: https://t.co/ywDuesHsoq pic.twitter.com/pnF7LJ1V9Z
— #ACL (@TheAFCCL) October 2, 2023
“Naturalmente que gostaria de ter jogado e acredito que teria sido um jogo onde quem gosta de futebol sairia beneficiado. Acredito no futebol como veículo de aproximação das pessoas e dos países. Apenas posso falar de questões desportivas, por isso não posso emitir opinião sobre questões da organização do jogo”, comentou após o sucedido o português José Morais, treinador dos iranianos do Sepahan.
https://twitter.com/Arsalan894/status/1708921346665934892