Um tiroteio num centro comercial de luxo em Banguecoque fez dois mortos e cinco feridos, dois deles em estado crítico, segundo o Bankok Post, esta terça-feira. A polícia deteve o suspeito autor dos disparos. O incidente teve lugar no Siam Paragon, um centro comercial na capital tailandesa.

Os disparos terão ocorrido pelas 17h00 da tarde, hora local, (mais seis horas do que em Portugal continental). O suspeito detido é um adolescente com 14 anos e as autoridades estão a tentar saber quais as causas do sucedido. O jovem foi levado para a esquadra da polícia da Pathumwan onde foi interrogado, mas estaria muito confuso, afirmando que ouviu vozes que lhe disseram para matar pessoas, informou o chefe da polícia nacional, segundo o mesmo jornal local.

O suspeito terá já recebido tratamento para problemas de saúde mental no passado, mas as autoridades não quiseram partilhar mais informação por se tratar de um menor. Segundo o jornal, o rapaz frequentava uma escola privada local e os pais são professores. A polícia fez buscas à casa do suspeito e encontrou várias munições em diferentes tamanhos. já no telemóvel encontraram vídeos do suspeito a praticar o uso de uma arma.

Inicialmente foi noticiado que haveria três mortos e, pelo menos, três feridos, mas notícias mais recentes dão conta de duas vítimas mortais, confirmadas pela polícia. Uma das pessoas que perdeu vida com os disparos foi uma cidadã chinesa de 34 anos que morreu no piso térreo do centro comercial. A outra foi uma mulher de Myanmar que acabou por morrer no Police General Hospital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para este hospital foi também levado um dos cinco feridos, uma mulher que foi ferida num ombro. Três outros feridos foram levados para outra unidade hospitalar, entre eles a pessoa ferida que está em estado grave, uma mulher que foi atingida na cabeça. Foram também levados para o King Chulalongkorn Memorial Hospital um homem tailandês e uma mulher chinesa, ambos estáveis. Uma mulher de 28 do Laos ficou também em estado crítico depois de uma bala ter atingido a axila e o ombro, e foi assistida no Bangkok Christian Hospital, segundo relata o Bangkok Post. Uma mulher tailandesa atingida um ombro foi considerada fora de perigo.

O primeiro-ministro Srettha Thavisin reagiu ao sucedido. “Tomei conhecimento do tiroteio no Siam Paragon e dei ordens à polícia para investigar. Estou muito preocupado com a segurança pública”, escreveu o político na rede social X (antigo Twiter), citado na Reuters.

O incidente terá demorado cerca de 90 minutos e o suspeito rendeu-se sem dar luta. O jovem suspeito terá chegado ao centro comercial pelas 15h35 e os vídeos de segurança mostram que trazia uma mala ao ombro e se dirigiu à casa de banho. Pelas 16h10 começaram a ser ouvidos tiros dentro da casa de banho, de onde o atirador saiu e continuou a disparar, dirigindo-se para outros dois pisos até ser, eventualmente, detido pela polícia.

Segundo a Associated Press, não foi imediatamente claro que se tratava de tiros, mas o som fez com que centenas de pessoas fugissem do espaço comercial. As autoridades fecharam o acesso a uma estação de comboio elevada perto do centro comercial para limitar o número de pessoas no local, uma vez que estava a começar a hora de ponta e também começava a chover.

Um porta-voz da polícia, Archayon Kraithong, afirmou que os oficiais receberam ordens para isolar o local. A informação de que haveria três feridos foi fornecida pela página de Facebook da autoridade.

Várias pessoas recorreram às redes sociais para partilharem vídeos do momento. Descrições do suspeito com base nestas imagens referem um homem tailandês com cabelo comprido e boné de beisebol com a bandeira norte-americana. Estaria também a usar uma t-shirt preta e calças em padrão camuflado.

Foi há quase um ano que um ataque a uma creche chocou a Tailândia. Um homem de 34 anos matou dezenas de adultos e crianças num ataque com disparos e esfaqueamento. Depois, em casa, matou a mulher e o filho e suicidou-se.

Os relatos de quem estava na creche da Tailândia quando um homem disparou contra crianças