O Museu do Louvre, em Paris, foi evacuado este sábado e estará encerrado durante todo o dia por razões de segurança. Toda a França está em estado de alerta, após o ataque desta sexta-feira em Arras, no qual morreu um professor. Também o Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris, foi evacuado e encerrado após uma ameaça semelhante.

Segundo o jornal Le Monde, que cita o porta voz do maior museu do mundo, o Louvre terá recebido uma ameaça escrita, que indicava um risco para o museu e para os seus visitantes, tendo optado por evacuar o espaço e fechar durante todo o dia, “o tempo necessário para proceder às verificações indispensáveis”.

França. Jovem checheno de 20 anos entrou numa escola, gritou “Allahu Akbar” e matou professor à facada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A informação aos visitantes sobre o encerramento foi dada na rede social X. “Caros visitantes, por razões de segurança, o Museu do Louvre encerra portas este sábado, 14 de outubro. As pessoas que tenham reserva para visitas serão reembolsadas”, lê-se na publicação deste sábado.

Nas redes sociais surgiram, entretanto, vídeos do momento em que é pedido aos visitantes que abandonem o museu.

Já a ameaça ao Palácio de Versalhes surgiu ao início da tarde deste sábado. O monumento, segundo a Agência France-Presse, foi alvo de uma ameaça de bomba anónima no site no site moncommissariat.fr. A agência cita uma “fonte próxima”, que indicou igualmente que o monumento vai ficar encerrado durante o resto do dia. Na rede social X, o jornalista francês Charles Ducrocq publicou um vídeo do momento.

(Artigo atualizado às 15h30 com informações sobre o Palácio de Versalhes)