Um homem de 52 anos foi detido, na quinta-feira, no concelho de Celorico da Beira, por suspeita de violência doméstica contra a companheira de 51 anos, sendo sujeito a pulseira eletrónica, informou esta segunda-feira a GNR.
Em comunicado, o Comando Territorial da GNR da Guarda explica que a detenção foi efetuada através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) no seguimento de uma investigação por violência doméstica.
Os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligia ameaças e maus-tratos físicos e psicológicos contra a vítima, sua companheira de 51 anos. No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção que pendia sobre o suspeito”, precisa a GNR.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Celorico da Beira, na sexta-feira, 13 de outubro, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos e de se aproximar da vítima num raio de 300 metros, controlado por pulseira eletrónica e obrigatoriedade de frequência de programa da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, para agressores em contexto de violência doméstica.
A GNR realça no comunicado que “a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”.