A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou esta segunda-feira um processo por “alegados insultos de teor racista” ao basquetebolista do Benfica Betinho Gomes, na visita ao FC Porto de sábado.

Um corte dos antigos com Barber e cabelo: FC Porto “atropela” Benfica e mantém invencibilidade na Liga

Em comunicado, a APCVD dá conta da instauração de “um processo de contraordenação para apuramento dos factos” em torno do jogo no Dragão Arena, a contar para a quarta jornada da Liga masculina, que os dragões venceram por 79-62.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O internacional cabo-verdiano, de 38 anos, e antigo internacional também por Portugal, utilizou a rede social Instagram para denunciar os insultos racistas de que foi alvo por parte de adeptos nas bancadas do pavilhão.

Os insultos contra o jogador encarnado começaram ainda durante o aquecimento e Betinho decidiu não responder e concentrar-se na partida, embora agora se arrependa “profundamente” de não ter “confrontado as pessoas” perante uma situação que “tem de acabar de uma vez por todas”.

Não há lugar para o racismo nos pavilhões nem em lado nenhum. (…) O FC Porto tem de identificar estas pessoas e bani-los do pavilhão e do estádio, a federação também tem um papel importante nisso tudo”, escreveu.