Foi um susto, não passou de um grande susto, não deixou de ser um enorme susto. Quando o NEC Nijmegen se preparava para selar uma das principais surpresas da décima ronda da Eredivisie em Alkmaar frente ao AZ, num triunfo fora com uma equipa que ainda não tinha averbado qualquer derrota na Liga, Bas Dost caiu inanimado no relvado e “gelou” por completo o AFAS Stadion, que não percebia o que se tinha passado com o antigo avançado do Sporting. Os primeiros socorros foram de imediato ativados, os jogadores de ambos os conjuntos formaram uma roda para que ninguém visse o que se estava a passar (muitos, de costas, choravam e rezavam pelo companheiro de equipa ou de profissão), chegaram entretanto lençóis grandes para “tapar” essa zona e tudo acalmou quando aquele polegar que todos esperavam foi levantado, dando conta de que o dianteiro de 34 anos já estava consciente e que seria transportado de maca para o hospital.

Bas Dost, ex-jogador do Sporting, cai inanimado durante jogo. Jogador partilha tweet e garante que se sente “bem”

Se tudo estava mais sereno, uma mensagem do próprio jogador através das redes sociais do NEC acabou por ser quase um garante de que tudo tinha sido apenas um susto. “Estou bem. A ajuda que recebi em campo foi fantástica. Estou no hospital agora e sinto-me bem. Obrigado por todo o apoio!”, destacou Bas Dost, com uma imagem sorridente na cama da unidade onde permaneceu este domingo para realizar mais exames enquanto ia recebendo inúmeros mensagens de apoio, entre as quais uma do próprio Sporting.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar desse cenário mais aliviado, ficava ainda por conhecer o que tinha acontecido para que o avançado, que até inaugurou o marcador num encontro que chegou ao minuto 90 quando tudo se passou com o NEC a ganhar por 2-1, ter caído inanimado no relvado. Faltando respostas, os dirigentes do clube pediam durante a manhã desta segunda-feira para que não existisse especulação sobre o assunto. “Os médicos ainda não sabem nada sobre a causa do colapso do Bas Dost. Há várias causas possíveis. É aconselhável que ninguém se meta a tentar adivinhar e a fazer de médico. Ainda não se sabe. Os estudos dos próximos dias vão dizer”, referiu Wilco van Schaik, diretor geral da formação de Nijmegen, em declarações ao De Gelderlander.

“O Bas explicou que levou um toque do Bruno Martins Indi no ombro. Tanto quanto sei, não há relação. Não devemos alimentar ainda mais isto, os médicos é que devem analisar. O que se passou foi um grande choque para todos mas ele passou bem a noite e isso é um bom ponto de partida para a recuperação. Será preciso tempo mas ele está em boas mãos e isso dá tranquilidade, ao Bas e a nós”, acrescentou.

À tarde, foi o próprio jogador que escreveu uma mensagem mais longa através do site oficial do NEC, entre agradecimentos pelo socorro e pelas mensagens que tem vindo a receber depois do sucedido. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os médicos da minha equipa e do AZ e a todas as pessoas do Northwest Hospital por agirem de forma rápida e correta. Gostaria também de agradecer a todos os meus companheiros e aos jogadores do AZ que imediatamente me cercaram como se fossem um escudo. Recebi muitas mensagens de apoio de casa e do exterior, o que me deixa emocionado. O mundo do futebol às vezes é difícil mas agora vejo também que podemos ser mais humanos. Quando saía do campo, ouvi aplausos de toda a gente no estádio, o que me deixou muito feliz. Gostaria de aproveitar esta oportunidade mais uma vez a todos os que gostam de mim e da minha família por todo o apoio”, começou por dizer.

“Já entrei em contacto com os meus companheiros de equipa e todos os funcionários. Disse-lhes que estou bem, dadas as circunstâncias, e que estou em boas mãos. Nos próximos dias, as investigações irão revelar o que se passou comigo para aquilo acontecer. Por enquanto é importante que possa recuperar em paz, junto à minha família. Para os jogadores e equipa técnica, espero que o desempenho coletivo que alcançámos ontem [domingo] possa agora continuar nas próximas partidas. Gostaria de pedir a todos os adeptos do NEC para apoiarem a nossa equipa porque foi um dia difícil para a nossa equipa e para os jogadores. Eles precisam agora de apoio. Em breve terei mais notícias mas por agora gostaria de dizer novamente obrigado pelo apoio. Vejo-vos em breve!”, completou Bas Dost na mesma mensagem.

Aos 34 anos, o avançado está a representar pela primeira vez o NEC com três golos e duas assistências em. oito jogos, após ter passado na última temporada pelo Utrecht (nove golos e duas assistências em 24 jogos). Antes, o gigante internacional formado no Emmen passou por Heracles, Heerenveen, Wolfsburgo, Sporting, Eintracht Frankfurt e Club Brugge. Em Alvalade, Bas Dost, que cedo se tornou um dos jogadores com maior empatia junto dos adeptos, ganhou uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga entre 2016 e 2019.