Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A Rússia decidiu leiloar um apartamento que estava em nome de Olena Zelenska, a primeira-dama da Ucrânia. O imóvel estava localizado em Lavadia, perto de Yalta, uma cidade conhecida pelos resorts, na zona da Crimeia, que está sob ocupação russa.

De acordo com a imprensa russa, o apartamento estava entre cerca de 700 propriedades na Crimeia que foram apreendidas pelas autoridades russas, em maio.

O apartamento da mulher de Zelensky foi leiloado por um valor por 44 milhões de rublos, o equivalente a 439 mil euros à atual conversão. A licitação mais elevada foi feita por Olga Lipovetskaya, uma mulher residente em Moscovo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Blinken insta Senado a apoiar Ucrânia e Israel face a ameaças de Rússia e Irão

Já esta terça-feira, o jornal Moscow Times avança que as autoridades russas vão usar o valor obtido com o leilão do apartamento de Zelenska para financiar “as necessidades na frente [de batalha] e para a assistência dos participantes na operação militar especial [na Ucrânia]”. O jornal cita Vladimir Konstantinov, representante no parlamento da Crimeia.

A imprensa russa indica que o apartamento, uma penthouse de três quartos com 119,5 metros quadrados, foi adquirido em 2013 por 164 mil dólares (155 mil euros). Anos mais tarde, já em 2019, foi posto à venda por quase 800 mil dólares (757.500 euros).