Os Estados Unidos e Israel estarão a explorar opções para o futuro da Faixa de Gaza, num cenário em que Israel consiga expulsar o Hamas. A informação é avançada pela Bloomberg, citando fontes com conhecimento das discussões.
Uma das fórmulas, ao que foi apurado, poderá passar por uma solução de uma força de paz multinacional composta por tropas norte-americanas, francesas e britânicas — mas apenas num cenário em que Israel consiga expulsar o Hamas de Gaza. Outra das opções poderá ser a de colocar Gaza temporariamente sob supervisão das Nações Unidas.
Blinken insta Senado a apoiar Ucrânia e Israel face a ameaças de Rússia e Irão
Estas fontes indicam ainda uma terceira opção, que poderá passar por um modelo de uma força de paz decalcada daquela que já foi usada para o tratado de paz entre Israel e o Egito, em 1979.
As fontes ouvidas pela Bloomberg indicam que as conversas, embora ainda estejam numa fase preliminar, têm um sentido de urgência, dada a situação vivida em Gaza.
Alguns oficiais norte-americanos ouvidos pela agência consideraram as opções em cima da mesa prematuras ou mesmo improváveis.
Antony Blinken, o Secretário de Estado norte-americano, desloca-se esta sexta-feira a Israel, naquela que é a terceira visita ao país desde os ataques do Hamas, a 7 de outubro.