790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“[A rosácea] deixou de ser uma preocupação e tornou-se uma rotina”

Na infância, teve os primeiros sintomas, mas apenas na adolescência Carolina Romano sentiu o peso que podia ser viver com rosácea. Hoje, trata a doença por “tu” e sabe como a contornar no dia a dia.

Carolina sempre soube que a sua pele não era dita “normal”. Os primeiros sinais começaram a surgir ainda em criança. Depois de uma ida ao dermatologista, já na adolescência, o diagnóstico estava traçado: rosácea. Trata-se de uma condição inflamatória crónica comum da pele que afeta, sobretudo, o rosto. A cura é inexistente, mas há tratamentos que ajudam a controlar esta condição. Aliás, sem eles, a rosácea pode piorar ao longo do tempo, podendo levar a que os sintomas deixem de ser por pequenos períodos, passando a ser permanentes.

Mulheres de pele clara têm maior probabilidade de sofrer de rosácea. É o caso da de Carolina, a protagonista do sexto e último episódio de “Pele com pele”.

Parte I: A partida

Vermelhidão, vasos dilatados e sensação de calor na região central da face. Estes são os principais sintomas da rosácea. Os mesmos que Carolina Romano sempre sentiu. Tudo começou na infância: “Não percebia porque é que tinha isto [os sintomas]. Nem sequer conseguia identificar os momentos em que acontecia”, refere. Os sintomas que sentia fizeram-na consultar um dermatologista. “Quando cheguei à fase da adolescência, comecei a tentar perceber, porque me preocupei com o meu aspeto e com a maneira como me sentia ao pé dos outros. Então, falei com a minha mãe e fomos a um dermatologista”, recorda. Foi quando Carolina descobriu que, afinal, a sua pele tinha uma condição: “Além de ter a pele super sensível e reativa a tudo e mais alguma coisa, a médica explicou-me que tinha rosácea”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parte II: A viagem

Carolina sempre viveu com os comentários dos outros, quando a vermelhidão da rosácea dava de si: “As pessoas abordavam-me e diziam ‘não estejas nervosa’. E eu não estava nervosa.” O que, em várias situações, a fazia perder a confiança que anteriormente tinha. Mas esta vergonha ou embaraço eram, na verdade, sintomas de rosácea.

As exclamações de terceiros começaram a pesar-lhe na adolescência: “Quando comecei a fazer alguns trabalhos de fotografia ou de moda, era complicado, porque o aspeto era a base. E as pessoas olhavam de lado e diziam ‘mas porque é que estás tão vermelha: estás nervosa? Está calor?’. Eu acabava por me sentir insegura e deixava de aparecer. No desporto, bastava estar num pavilhão mais fechado, com uma luz mais quente, com as luzes do pavilhão a bater, que eu reagia logo. E não é aquele vermelho que as pessoas têm de fazer atividade física. Era mesmo uma coisa feia, em que as pessoas olhavam e eu sentia que estavam a olhar para a minha cara”.

Não foi apenas no desporto ou no mundo da fotografia que a vermelhidão da rosácea a fez querer parar: “Acabava sempre por integrar projetos que tinha de dar a cara, tinha de me expor, de falar em público ou de ter muita gente a olhar para mim. E, às vezes, bastava estar numa sala com o ar condicionado ligado, para ficar super vermelha, com um ardor que me incomodava e me desfocava do que eu estava a dizer”, recorda. “Entrava na sala confiante e perdia a confiança no meu discurso, por, simplesmente, saber como estava o meu aspeto [vermelhidão na cara] e que o que estava a transmitir às pessoas não era confiança. Então acabava por ter um discurso inseguro e que, em alguns momentos, me evitou e me travou de ir a alguns sítios e de entrar em algumas atividades.”

Começou, então, a importar-se com o que comentavam, a incomodar-se com o que diziam. E a rosácea criou-lhe, assim, como que uma cicatriz interior: “Começou a ser mesmo uma paranóia, porque, a certo ponto, eu começava a pensar em casa: ‘vou-me inscrever num grupo de debate e vou ter de estar dentro de uma sala. Então e em que sala é que vai ser? Lá na escola, de certeza que é na sala dos debates, que é aquela que tem sempre o ar condicionado ligado.’ E não integrava o grupo. No início foi um bocado mais complicado, o que acabou por me criar memórias mais chatas”.

Parte III: A superação

Aquando o diagnóstico de rosácea, Carolina soube que não havia cura para a condição da sua pele, porém, a médica dermatologista explicou-lhe que se quisesse gerir os sintomas, só havia um caminho: ter cuidados com a pele para o resto da vida. “Comecei a ter muitos mais cuidados com a pele. Tudo o que me rodeava ou afetava, comecei a ter sempre em conta”.

Carolina Romano

A chegada

De uma infância com sintomas a uma adolescência em que a rosácea quase se tornou inimiga, hoje, com 23 anos, Carolina está de pazes feitas com esta condição. Sabe o que deve evitar — como locais muito quentes, roupa em contacto com a pele do rosto ou ares condicionados — e como deve tratar a sua pele: “Primeiro, bebo imensa água, que sei que isso afeta, e em miúda não bebia; à noite, lavo sempre a cara e ponho o creme hidratante antes de dormir; e de manhã, coloco sempre dois cremes da Eucerin, um que ajuda a acalmar a rosácea para pele sensível, e, depois, o creme hidratante.”

Além de toda esta rotina, Carolina descobriu dois grandes aliados da gama AtopiControl da Eucerin — o Eucerin AtopiControl Spray Anti-Prurido e o Eucerin AtopiControl Creme para Fases Agudas, tornando-os nos seus melhores amigos: “Tenho sempre, na minha carteira, o spray que é calmante e que me ajuda se eu estiver nalgum momento de pressão”, e “um creme pequenino para aplicar só nalguns pontos que estejam a reagir mais. É um creme de emergência”, realça. “Com a Eucerin, é mesmo uma ajuda muito grande, porque tem toda uma gama que não me vai curar a 100%, mas que me ajuda a gerir o meu dia”.

Conheça mais histórias em Pele com Pele

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora