A Fábrica de Unicórnios vai receber mais oito empresas. Bhout, Enline, iLoF, KIT-AR, Maven, Nutrium, Oscar e ValuesCo foram as escolhidas entre as “mais de 100 candidaturas” recebidas ao longo do último ano para o programa Scaling Up.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 9 de novembro, a poucos dias do arranque de mais uma Web Summit. Este é o terceiro grupo de empresas a chegar à Fábrica de Unicórnios que está instalada no Hub Criativo do Beato, em Lisboa.

Durante oito meses, estas empresas vão contar com o apoio de especialistas, mentores, investidores e empresas de grandes dimensões, como a Google, Galp, Delta, Brisa, PwC ou o BPI, entre outras.

Há mais oito scaleups no programa de aceleração da Fábrica dos Unicórnios de Lisboa

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A Fábrica de Unicórnios destaca que, em conjunto, estas oito empresas já garantiram mais de 45 milhões de euros em rondas de investimento. A Bhout, que desenvolveu um saco de boxe com sensores, anunciou esta semana uma ronda de investimento seed de 10 milhões de euros.

É preciso cumprir uma série de critérios para integrar este programa, que já vai na terceira ronda. É dirigido a scaleups, empresas que já demonstram alguma maturidade de retorno económico e dimensão de equipa. Para chegar à Fábrica de Unicórnios é necessário ter conseguido angariar investimento relevante, ter uma equipa estruturada e um produto que já esteja em fase de comercialização e com tração de crescimento. Além disso, é preciso que sejam consideradas “adequadas ao programa”, o que se traduz em ter capacidade de receber apoio por parte dos parceiros envolvidos, ter potencial de negócio no futuro e ainda planos para expansão internacional.

“O Programa Scaling Up tem vindo a confirmar o seu valor com a atração de scaleups de maior potencial interessadas em fazer parte do programa de crescimento após duas edições de sucesso”, nota Gil Azevedo, diretor executivo da Fábrica de Unicórnios. “É já um programa de referência que demonstra que o trabalho que estamos a desenvolver tem tido um impacto muito significativo no ecossistema, apoiando empresas de elevado potencial a acelerar o seu crescimento”, refere o responsável, em comunicado.

Sete scaleups juntam-se à Sensei no programa de aceleração da Fábrica dos Unicórnios de Moedas

A terceira edição do programa vai contar com as seguintes empresas:

  • Bhout: a empresa de Leiria desenvolveu um “saco de boxe com cérebro”, que combina sensores, visão computadorizada 3D, inteligência artificial e aprendizagem automática para garantir treinos mais eficazes.
  • Enline: a empresa de cleantech é um fornecedor de soluções de gémeos digitais (objetos desenvolvidos virtuais antes de haver um objeto no mundo físico) para ativos energéticos. A ideia é que as empresas possam monitorizar e otimizar ativos energéticos, ainda na versão virtual, traduzindo-se em maior eficiência e sustentabilidade.
  • iLoF: a operar na área da tecnologia para saúde, a scaleup é uma empresa de saúde digital com uma plataforma de inteligência artificial para acelerar “o futuro da descoberta e desenvolvimento de medicamentos personalizados”.
  • KIT-AR: é a única representante de tecnologia industrial na lista da terceira edição. A empresa fornece uma plataforma industrial de realidade aumentada que pretende melhorar digitalmente os trabalhadores para aumentar a produtividade.
  • Maven: é uma plataforma baseada em IA concebida para os cuidados veterinários, com o objetivo de permitir a deteção precoce de problemas de saúde em animais. A integração nas clínicas veterinárias permite, entre outras funcionalidades, manter os donos a par dos tratamentos, com atualizações constantes.
  • Nutrium: trabalha com outras empresas para melhorar a literacia nutricional e permitir o acesso dos funcionários a nutricionistas, gratuitamente.
  • Oscar: a aplicação para smartphone permite ter acesso a serviços de reparação, limpeza e lavandaria. Foi lançada a Portugal em 2021 e, recentemente, expandiu-se para Espanha, começando por Madrid, a capital.
  • ValuesCo: é a única empresa no grupo a operar na área de tecnologia para anúncios. Permite que marcas, organizações sem fins lucrativos e editores de media lancem campanhas de ação coletiva (crowdfunding) para chegar a novos clientes ou aprofundar a ligação com atuais clientes.

O primeiro grupo de scaleups da Fábrica de Unicórnios foi anunciado em janeiro de 2023. A Sensei, que anunciou esta quinta-feira a chegada da sua tecnologia para supermercados sem caixas a Itália, foi a primeira empresa anunciada no programa. Mais tarde, ganhou a companhia da Bairro, HolyWally, Knok, Leadzai, ORNA, Pleez e Zharta. Na segunda ronda, anunciada em junho, juntaram-se a Automaise, Didimo, Mediaprobe, Microharvest, Progrow, Rauva, Sheerme e a Splink.

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