Carlos III completa esta terça-feira 75 anos. Até pode não ser o seu primeiro aniversário como soberano, mas a data é simbólica e celebrada com o lançamento de uma iniciativa relacionada com o desperdício alimentar. O príncipe William já homenageou o pai publicamente com fotografias nas redes sociais. O príncipe Harry deverá ligar-lhe até ao final do dia.
É através de 75 fotografias, uma por cada ano de 1948 a 2023, que a casa real assinala o aniversário do Rei. A viagem faz-se através de um curto vídeo que foi publicado nas redes sociais da família real e que pode ser visto neste link, ou aqui em baixo.
O Rei escolheu celebrar o seu aniversário com o lançamento de um novo projeto com a rainha Camila: o Coronation Food Project, uma iniciativa para “ajudar a reduzir o desperdício de comida e apoiar aqueles que vivem com insegurança alimentar”, segundo se pode ler numa outra publicação nas redes sociais que apresenta este lançamento.
As celebrações começaram já esta segunda-feira com uma festa organizada pela fundação do próprio Rei, a Prince’s Trust Foundation, em Gloucestershire, onde o soberano tem a sua propriedade pessoal de Highgrove. Carlos III foi convidado a cortar um bolo de aniversário enquanto uma outra festa decorria no quartel-general da instituição em Ayrshire. Os festejos juntaram o aniversário do monarca a outras figuras e instituições que também comemoram 75 anos em 2023.
Os príncipes de Gales assinalaram publicamente a data com uma publicação nas redes sociais com a mensagem: “Desejando a Sua Majestade o Rei um feliz 75º aniversário!”. Podem também ser vistas três fotografias, uma de Carlos III com o príncipe William, outra do Rei sozinho e uma terceira imagem de Carlos e Camila com os príncipes de Gales e os três filhos na varanda do Palácio de Buckingham, durante a cerimónia Trooping the Colour de 2023.
Quanto ao filho mais novo do aniversariante, o príncipe Harry, a BBC noticia que este irá telefonar ao pai para desejar um feliz aniversário. Na semana passada foi noticiado que o príncipe Harry teria sido convidado para o jantar de aniversário do Rei na sua residência Clarence House, mas o gabinete do duque de Sussex desmentiu que tal tivesse acontecido. Segundo o Telegraph, quando o príncipe Harry fez 39 anos, em setembro, não terá recebido nenhuma chamada nem do pai nem do irmão.
As celebrações públicas do Rei incluem uma salva de tiros na Torre de Londres e uma receção a enfermeiros e parteiras do Sistema Nacional e Saúde (NHS, na sigla original) no Palácio de Buckingham para cerca de 400 convidados. Carlos III terá também uma celebração privada que deverá consistir num jantar para família e amigos próximos.
O Rei e a rainha têm tido umas semanas particularmente preenchidas. Foi há precisamente uma semana que Carlos III teve a sua primeira abertura de parlamento, depois de chegar de uma vista de estado ao Quénia, a primeira do seu reinado a um país da Commonwealth.