A EDP Comercial vai baixar a componente de energia do preço da eletricidade para as famílias a partir de janeiro, mas o impacto desta variação na fatura final ainda vai depender do valor final que vier a ser fixado para as tarifas de acesso. A proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos prevê uma forte subida desta componente da fatura que, se não for compensada pelo lado da energia, vai conduzir a subidas nos preços praticados pelas comercializadoras acima do anunciado para a tarifa regulada, de 1,9%.
Pode vir aí uma surpresa desagradável na fatura da luz para 2024
No caso da EDP Comercial haverá uma “redução média de 15% na parcela denominada de energia e estrutura comercial” , mas reconhece fonte oficial da empresa, “o preço final que será aplicado aos clientes residenciais só poderá será calculado do depois de publicadas pelo regulador as Tarifas de Acesso às Redes finais para 2024.” Estas tarifas serão fixadas a 15 de dezembro.
A EDP Comercial anuncia ainda uma redução média de 2% na fatura do gás a partir de janeiro, tendo como base as tarifas finais para este mercado conhecidas já em outubro. Desde o forte aumento do ano passado, que levou o Governo a permitir o regresso dos clientes à tarifa regulada do gás natural, que a empresa tem procurado reajustar a oferta à descida entretanto verificada do gás natural nos mercados internacionais.
A elétrica passou a rever trimestralmente os preços para os clientes domésticos.