A receção deu logo a entender que o Rei Carlos III se tinha preparado com rigor para o primeiro banquete no Palácio de Buckingham desde a sua coroação. Não só aprendeu a dizer “Bem-vindos a Inglaterra” em coreano [Yeong-gug-e osin geos-eul hwan-yeonghabnida], como estudou muitas outras referências para dar as boas-vindas ao Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, à Primeira Dama, Kim Keon, e às cantoras da banda BLACKPINK. E não deixou escapar o grande êxito que colocou o mundo inteiro a dançar em 2012.

No discurso para assinalar os 140 anos das relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Coreia do Sul, o filho de Isabel II, que morreu em setembro do ano passado, aos 96 anos, fez diversas menções à cultura K-Pop, inclusivamente à canção Gangnam Style, de Psy. E aproveitou para recordar uma visita com a ex-mulher, a Princesa Diana, à capital do país, em 1992.

Rei Carlos III iniciou visita a França para apaziguar tensão pós-Brexit 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Infelizmente, quando estive em Seul, há muitos anos, não tenho a certeza se desenvolvi muito daquilo a que se pode chamar ‘estilo Gangnam'”, exclamou, citado pelo Telegraph, referindo-se ao modo de vida típico das pessoas do subúrbio Gangnam, caracterizado pela calma durante o dia e a agitação à noite, como descrito na canção. Tais declarações, e as que se seguiram, arrancaram diversas gargalhadas dos convidados, que entenderam as referências.

O banquete contou com 171 convidados

Além disso, Carlos III teceu rasgados elogios ao país, dizendo que o “empenho e a energia da República da Coreia continuam a bom ritmo e, com eles, o impacto na vida dos britânicos”, cita o jornal Metro.

De frigoríficos e ecrãs planos, a smartphones e semicondutores, é evidente que o modelo de eficiência industrial que vislumbrei em Seul há 30 anos se tornou o epítome da criatividade tecnológica atual”, declarou.

Além do Presidente e Primeira Dama sul-coreanos e das estrelas K-Pop, estiveram presentes um total de 171 convidados, nomeadamente o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, David Cameron, e outros membros da família real.

O Príncipe de Gales, William, “foi ouvido a confirmar uma futura ‘data na agenda’ para se encontrarem novamente”, enquanto a Princesa Kate combinou uma sessão de “karaoke”, uma das atividades favoritas do Presidente Yoon Suk Yeol.

GettyImages-1796749124

As cantoras da banda BLACKPINK receberam uma menção honrosa pelo seu trabalho nas matérias climáticas

O Rei fez ainda uma menção à decisão da Coreia do Sul de se tornar mais sustentável e elogiou as cantoras Roseanne Park (Rosé), Jennie Kim, Jisoo Kim and Lalisa Manoban (Lisa), da banda BLACKPINK pelo percurso e pela dedicação nas causas ambientais. “Não posso deixar de admirar a forma como conseguem dar prioridade a estas questões vitais, além de serem superestrelas mundiais”, disse.

As nossas culturas partilham uma capacidade notável de cativar a imaginação de todo o mundo, transformando o chamado ‘poder suave’ numa super-potência partilhada”, rematou.