Tudo começou com um raspanete a João Mário. Sérgio Conceição tinha dito na antevisão ao encontro com o Montalegre da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal que o lateral “veio a dormir” da seleção e que tinha que se lembrar que o seu treinador no FC Porto era “português e não um espanhol”, declarações não caíram bem no país vizinho.
Os dragões entraram em campo diante do Montalegre e, sem margem para dúvidas, golearam a equipa do distrito de Vila Real. Em entrevista à RTP, foi pedido ao treinador portista que esclarecesse o que quis dizer, algo que Sérgio Conceição se recusou a fazer. “Temos um jogo importante terça-feira, vamos agora dissecar este e preparar da melhor forma o jogo de Barcelona”, limitou-se a responder Sérgio Conceição, virando costas de imediato para sair da zona de entrevistas rápidas.
O FC Porto seguiu para os oitavos de final da Taça de Portugal graças aos golos de Evanilson, Danny Namaso e Fran Navarro. Apesar do resultado volumoso conseguido, o treinador do FC Porto elogiou o adversário do quarto escalão do futebol nacional. “O objetivo foi atingido: passar à fase seguinte. Houve coisas positivas, coisa que não correram tão bem, mas isso acontece em todos os jogos. Fomos sérios, respeitámos a equipa do Montalegre. Parabéns ao Tony [treinador do adversário do FC Porto], porque percebia-se que, em todos os momentos do jogo, o Montalegre sabia o que fazer. Fizemos a nossa obrigação. Devíamos ter feito mais golos. Foi um jogo entretido muito pela capacidade que o Montalegre teve de querer joga e de querer disputar o jogo. Parabéns à pessoas que viajaram de Montalegre, mais de 2.000 pessoas e isto é a festa da Taça é bem merecido para estas regiões e estes clubes menos falados”.
A “guerra civil” nunca foi uma questão de futebol (a crónica do FC Porto-Montalegre)
Segue-se agora uma visita à Catalunha para a penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões diante do Barcelona, desafio para o qual Sérgio Conceição vai ter que improvisar. “Temos um central disponível para Barcelona que é o Fábio Cardoso. O David Carmo está castigado, o Zé Pedro não está inscrito. Vamos ver. Temos trabalhado algumas situações. Não podendo o Pepe, vamos ter que arranjar uma solução”.