O Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia informou esta segunda-feira que os camionistas polacos bloquearam novamente a passagem de Yagodin-Dorogusk em protesto contra as licenças concedidas aos transportadores ucranianos.
Ao princípio da tarde na região, “os transportadores polacos iniciaram uma ação de protesto nas estradas de acesso ao posto de controlo Yagodin-Dorogusk”, indicou numa mensagem publicada pelo serviço ucraniano na sua conta oficial do Telegram.
Os transportadores afirmaram, segundo o Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia, que só permitirão a passagem de um camião por hora, tal como fizeram ao longo do mês de novembro durante uma greve geral em que pediram a restrição da entrada de veículos pesados de transporte ucranianos.
Os camionistas polacos indicaram que o bloqueio não afeta o transporte de animais, autocarros e veículos particulares, bem como os camiões que transportam ajuda humanitária ou militar no âmbito da invasão russa ao país vizinho.
O ministro do Desenvolvimento das Comunidades, Territórios e Infraestruturas da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, tinha confirmado na passada segunda-feira o fim dos bloqueios neste posto de controlo.
Ucrânia desbloqueia posto fronteiriço após protestos de camionistas polacos
No início de novembro, as empresas de transportes polacas bloquearam primeiro três e depois os quatro postos fronteiriços para veículos pesados de mercadorias entre a Ucrânia e a Polónia, em protesto contra os camionistas ucranianos, cuja concorrência consideram desleal.
O bloqueio criou filas intermináveis na fronteira e representou um grande problema económico para Kiev, que depende fortemente destas vias para as suas exportações e importações de mercadorias.
Os transportadores polacos exigem o restabelecimento de um sistema europeu de licenças para as empresas de transportes ucranianas que enviam camiões para a Polónia.
A União Europeia abandonou este sistema para apoiar Kiev após o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
Inicialmente assinado por um ano em junho de 2022, o acordo para liberalizar o transporte de mercadorias entre a Ucrânia e o espaço comunitário europeu foi posteriormente prorrogado até junho de 2024.